estou tomando atb há 3 dias se tomar cerveja corta o efeito? posso continuar o tratamento ou tem q c

3 respostas
estou tomando atb há 3 dias se tomar cerveja corta o efeito?
Dra. Thaisa Nóbrega
Geriatra, Médico clínico geral
Jaboatão Dos Guararapes
Não dá para afirmar que bebida alcóolica corta o efeito do remédio. Porém, a ingestão de antibiótico em conjunto com o álcool pode ter reações e efeitos adversos. O que ocorre é que tanto o álcool quanto o medicamento são metabolizados no fígado e, consumir os dois ao mesmo tempo, pode sobrecarregar o órgão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí.

Em geral, tomar cerveja não corta o efeito do antibiótico, mas o álcool pode aumentar efeitos colaterais como náuseas, tontura e mal-estar, além de sobrecarregar o fígado. É melhor evitar enquanto estiver em tratamento.

Se necessário, estou disponível para teleconsulta para orientar sobre o uso seguro do antibiótico e cuidados durante o tratamento.

Atenciosamente.
Dr. André Ferro
Médico clínico geral
Arapiraca
Depende do antibiótico e o problema nem sempre é "cortar efeito", mas sim reações adversas. Por exemplo, se for Amoxicilina, não vai ter problema, mas se for Cefalexina é possível que você passe mal e se for Metronidazol é uma certeza. Cada medicamento é único e precisa ser avaliado especificamente, mas no geral Álcool não combina com nenhuma medicação.

Especialistas

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Lécio Vidal Moreira

Lécio Vidal Moreira

Endoscopista

Ribeirão Preto

Vincent Dall'Oglio

Vincent Dall'Oglio

Gastroenterologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1646 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.