Estou tomando bupropiona há sete dias e venho sentindo uma imensa tristeza na parte da manhã e certa
3
respostas
Estou tomando bupropiona há sete dias e venho sentindo uma imensa tristeza na parte da manhã e certa euforia na parte da noite. É um efeito comum da medicação?
É comum experimentar esses efeitos nas primeiras semanas, uma piora dos sintomas no início do tratamento, mas que costumam melhorar após o uso contínuo. É comum os efeitos diminuírem após 4 semanas. Não interrompa o medicamento sem orientação médica ou faça uma avaliação se os efeitos sejam não tolerados.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ser que, simplesmente, a medicação ainda não tenha tido efeito suficiente e seja por isto que sente uma tristeza tão grande (se seu diagnóstico for de depressão). Ou que teria piorado ainda mais, se não estivesse usando o remédio. Estudos sobre piora de sintomas depressivos (como tristeza, por exemplo), em pessoas com depressão, após uso de antidepressivo foram identificados, também, como provável "efeito nocebo" (popularmente denominados de " efeito psicológico"). Ou seja, medicações antidepressivas podem levar a efeitos colaterais, sem dúvida, mas não se espera que piorem sintomas tipicamente depressivos. Em relação ao seu relato de euforia, deve-se ficar atento e deve conversar com seu psiquiatra: por um lado, pessoas com história de depressão, muitas vezes quando melhoram acham que estão eufóricas, quando na verdade apenas estão se sentindo bem, alegres; por outro lado, uma pequena porcentagem das pessoas, sem saber, tem predisposição ao transtorno bipolar. A bupropiona é um remédio bastante seguro quanto a isto, mas potencialmente todos os antidepressivos podem desencadear um episódio maníaco, no qual as pessoas também podem sentir uma "euforia".
Pode ocorrer, principalmente no início do tratamento. Caso esteja atrapalhando o sono, ou caso essas mudanças estejam sendo muito bruscas, recomendo que entre em contato com seu médico.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.