Estou tomando escitalopram a duas semanas e estou com diarréia é normal?

3 respostas
Estou tomando escitalopram a duas semanas e estou com diarréia é normal?
O escitalopram é uma das medicações com menos efeitos colaterais, entretanto, na adaptação ao remédio efeitos gastrointestinais são comuns, o que inclui diarreia. Isso tende a melhorar logo. Caso persista, converse com seu médico sobre isso para avaliar a possibilidade de mudança da medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Adão Leal
Psiquiatra
Governador Valadares
Olá! Pode acontecer ter diarreia no início do uso do escitalopram, mas passa logo.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sim, diarreia é um efeito colateral relativamente comum no início do uso de escitalopram. Os ISRS, como o escitalopram, atuam sobre a serotonina, que além de regular o humor, influencia o trato gastrointestinal. Por isso, sintomas como diarreia, náusea, alteração no apetite ou desconforto abdominal podem ocorrer nas primeiras semanas de tratamento.

Na maioria dos casos, esses efeitos diminuem gradualmente à medida que o organismo se adapta à medicação, geralmente em 2 a 4 semanas. É importante manter hidratação adequada e relatar ao psiquiatra caso a diarreia seja intensa, persistente ou acompanhada de outros sintomas, para avaliar se algum ajuste de dose ou intervenção adicional é necessário.

O acompanhamento médico próximo garante que o tratamento seja seguro e eficaz, permitindo manejar os efeitos colaterais enquanto você se beneficia da medicação. Você pode usar este espaço para esclarecer dúvidas ou relatar alterações durante o início do tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2436 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.