Estou tomando escitalopram a duas semanas e estou com diarréia é normal?

Estou tomando escitalopram a duas semanas e estou com diarréia é normal?

3 respostas


O escitalopram é uma das medicações com menos efeitos colaterais, entretanto, na adaptação ao remédio efeitos gastrointestinais são comuns, o que inclui diarreia. Isso tende a melhorar logo. Caso persista, converse com seu médico sobre isso para avaliar a possibilidade de mudança da medicação.

Dra. Vivian Gama

Dra. Vivian Gama

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! Pode acontecer ter diarreia no início do uso do escitalopram, mas passa logo.

Dr. Adão Leal

Dr. Adão Leal

Psiquiatra

Governador Valadares

Agendar consulta

Sim, diarreia é um efeito colateral relativamente comum no início do uso de escitalopram. Os ISRS, como o escitalopram, atuam sobre a serotonina, que além de regular o humor, influencia o trato gastrointestinal. Por isso, sintomas como diarreia, náusea, alteração no apetite ou desconforto abdominal podem ocorrer nas primeiras semanas de tratamento. Na maioria dos casos, esses efeitos diminuem gradualmente à medida que o organismo se adapta à medicação, geralmente em 2 a 4 semanas. É importante manter hidratação adequada e relatar ao psiquiatra caso a diarreia seja intensa, persistente ou acompanhada de outros sintomas, para avaliar se algum ajuste de dose ou intervenção adicional é necessário. O acompanhamento médico próximo garante que o tratamento seja seguro e eficaz, permitindo manejar os efeitos colaterais enquanto você se beneficia da medicação. Você pode usar este espaço para esclarecer dúvidas ou relatar alterações durante o início do tratamento.

Dr. Pablo Leal

Dr. Pablo Leal

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.