Estou tomando Marevan , a 23 dias comecei com manchas roxas, é normal?

2 respostas
Estou tomando Marevan , a 23 dias comecei com manchas roxas, é normal?
Olá! O uso de Marevan faz a coagulação ficar "mais lenta", pois esse é o objetivo do uso deste medicamento, para evitar o surgimento de trombos (coágulos). Com a ação da medicação, podem ocorrer sangramentos maiores do que o esperado em quem não utiliza a medicação. Uma pequena batida, por exemplo, pode deixar uma marca roxa maior do que se a pessoa não utilizasse a medicação. Porém, é preciso tomar cuidado para avaliar se a dose que você está utilizando está adequada para você. Se seu RNI estiver acima do alvo proposto pelo seu médico, pode ser necessário um ajuste de dose. Seria importante que você realizasse seu RNI de controle (caso já não tenha feito recentemente) para melhor avaliação. Se o valor estiver dentro do preconizado, não há motivo para preocupação com pequenas equimoses (manchas roxas).

Os hematomas de extremidades (pernas e braços) a princípio não devem causar muita preocupação visto que traumatizamos essas regiões mesmo sem percebermos. Mas, quem usa Marevan deve realizar regularmente o exame de sangue para monitorizar o efeito anticoagulante dele - habitualmente o valor alvo fica entre 2,0-3,0, com algumas exceções. Valores acima de 4,0 conferem um risco maior de sangramentos. Como você está usando há 23 dias, já deveria ter realizado um exame.
Lembrando que dispomos no mercado do Coaguchek- da Roche, aparelho que permite a realização do exame em sua casa.