Estou tomando o medicamento Hidantal à 11 anos, e atualmente tomo 200/mg de 12 em 12 horas, ou seja

2 respostas
Estou tomando o medicamento Hidantal à 11 anos, e atualmente tomo 200/mg de 12 em 12 horas, ou seja 400/mg por dia e estou sentindo alguns sintomas como amnésia e afasia. A dose está muito alta, se for o motivo, como fazer pra reduzir a dose?

Redusindo a dose esses sintomas acabam ou este problema é irreversível?
Boa noite! Apesar do Hidantal (Fenitoína) ter uma farmacocinética muito ruim, podendo ir da dose terapêutica para dose tóxica, quando aumentamos pouca coisa na dose, no seu caso, não tem como considerar isto; pois os efeitos colaterais mais comuns são sedação e tontura. O uso crônico de Hidantal não leva a afasia ou amnésia. Como droga sedativa que é, ela pode prejudicar a velocidade de processamento mental e memória, mas de forma temporária e é dose dependente! Para saber se esta dose está alta para vc, seria necessário fazer uma dosagem do Hidantal (fenitoína) no sangue, para ver se este está dentro da dose terapêutica recomendada. Contudo, se vc já usa a medicação há 11 anos e não sentia estes sintomas, é muito pouco provável, que o Hidantal seja responsável pela sua amnésia e afasia; sendo necessárico considerar outras Hipóteses diagnósticas!

O uso do hidantal durante longa data pode realmente trazer malefícios. Além disso, sua dose está acima do usado habitualmente, que é 100mg de 8/8h ou seja 300mg/dia. Recomendo que seja reavaliada para substituir a medicação ou até mesmo realizar um desmame.