Estou tomando Pondera 10 mg 1 comp noite para síndrome do pânico. E clonazepan 3 gotas em caso de cr

4 respostas
Estou tomando Pondera 10 mg 1 comp noite para síndrome do pânico. E clonazepan 3 gotas em caso de crise. Só precidei 1 vez em 15 dias de tramento que estou. Posso tomar chás calmantes como melissa, camomila, capim cidreira, ou mistos calmantes? E estou tendo taquicardia com aumento de pressão e sudorese. E insônia.
É normal? Vai passar? Obg
Olá! Pode tomar chás. Evite chá preto e chá mate, qie contém substâncias estimulantes. Pela breve descrição, parece que está mantendo os sinais/sintomas que a levaram ao tratamento. Como ainda se passaram poucos dias, é precoce a avaliação para ajuste de dose. As técnicas de relaxamento e a psicoterapia devem ser consideradas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você pode sim tomar chás calmantes. Os sintomas do transtorno do pânico podem incluir taquicardia com aumento de pressão e uma ansiedade antecipatória com insônia. Você está no caminho certo tratando o transtorno do pânico e prestando atenção na sua saúde de modo geral.
Alguns sintomas podem ficar mais agudos no início da adaptação da medicacao antes de melhorarem. Pode fazer uso de chás sim!
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim, você pode tomar chás calmantes como melissa, camomila, capim-cidreira ou misturas naturais com efeito leve. Eles não interferem no efeito do Pondera (paroxetina) nem do clonazepam e podem até ajudar a aliviar sintomas como a ansiedade e a insônia, desde que sejam naturais e sem misturas com outras substâncias mais fortes ou desconhecidas.

Em relação à taquicardia, aumento da pressão, sudorese e insônia, isso pode acontecer nos primeiros dias ou semanas de uso da paroxetina, principalmente no tratamento da síndrome do pânico. Algumas pessoas sentem uma piora da ansiedade antes de começarem a melhorar, e isso é conhecido como “efeito rebote inicial”. Também é comum que o sono fique agitado ou que surja dificuldade para dormir nesse início.

Esses sintomas costumam melhorar com o tempo, geralmente após duas a três semanas de uso contínuo. Como você está no início do tratamento, é possível que seu corpo ainda esteja se ajustando ao remédio.

Mas se os sintomas estiverem muito fortes ou piorando, o ideal é avisar sua médica, pois pode ser necessário ajustar a dose, mudar o horário do remédio ou associar algo temporariamente para ajudar nesse período.

Essa resposta é apenas informativa. Continue com o acompanhamento médico e, se tiver qualquer sintoma que te preocupe, não hesite em pedir orientação. Você está no caminho certo e esses sintomas, na maioria dos casos, passam com o tempo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1396 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.