Estou tomando probid há 4 dias e desde então não consigo fazer cocô só soltar gases, isso é normal?

2 respostas
Estou tomando probid há 4 dias e desde então não consigo fazer cocô só soltar gases, isso é normal? OBS: tenho síndrome do intestino irritável
TRIMEB OU RUBENT QUE SÃO REMÉDIOS ADEQUADOS PARA SII.
Tomar 1 comprimido até 3x ao dia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta gastroenterologia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Continuo em estudos fora. Mas, pela relevância dos temas (Intestino Irritável ou Obstipaçao- intestino preso) dou uma explicaçao GENERICA sobre o que é Intestino Irritável. Minha explicaçao tem objetivo EDUCACIONAL.

Por favor, quero deixar claro que esta NAO É uma orientaçao individual. Faço só uma EXPLANAÇAO, que nao é PERSONALIZADA.
RECOMENDO ENFÁTICAMENTE que portadores dos sintomas que falo abaixo, CONSULTEM SEUS MÉDICOS.

O que escrevo não é personalizado. É minha OPINIAO, embasada em 37 anos de experiência com o problema e no que aprendi em grandes Universidades. Nenhuma pessoa que nao for meu paciente recebe orientaçoes personalizadas pelos escritos aqui. Deve procurar orientaçoes com seu médico(a)
E peço que , por favor, nao critique seu médico(a) caso sua opiniao seja diferente da minha.
Vou EXPLICAR sobre a famosa Síndrome do Intestino Irritável, inclusive sua ligaçao com a SIBO (supercrescimento de bacterias no intestino delgado).
Claro que o que falo é genérico, e não substitui a consulta com um médico(a) experiente.

INTESTINO IRRITÁVEL

====Síndrome do Intestino irritável pode apresentar dor em qualquer parte do abdomen (barriga), distensão abdominal, intestino preso, diarréia ou mesmo uma alternância entre diarréia e intestino preso.
Como tudo em Medicina, cada paciente se apresenta de modo particular: alguns tem mais dor, outros se queixam de intestino preso e muitos reclamam de abdomen distendido. Já recebi moças que me falaram: "Doutor, minha barriga está tão grande que parece que estou grávida"

A Escola Americana, a que obviamente me filio, divide o Intestino Irritável em:
IBS- C: intestino irritável que se apresenta com obstipaçao (intestino preso)
IBS-D: quando a diarréia predomina na apresentaçao
Mas claro que, na prática clínica os quadros variam bastante. Pode haver alternência entre diarréia e intestino preso. E isso é bem comum.

===O diagnóstico exige um Médico com raciocínio clínico adequado e que conheça as apresentações clínicas da Síndrome.

====Há critérios para estabelecer o diagnóstico, mas nenhum critério substitui um bom Médico que tenha um excelente preparo e um excelente relacionamento com seu paciente.


Há pontos que quero ressaltar, baseados tanto na Literatura Médica quanto em minha experiência (que alcança 37 anos)

===1. a dor do intestino irritável pode acontecer em qualquer local do abdome

Mas é preciso saber se realmente a dor é de intestino irritável. Isso se chama DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL e um Médico de boa qualidade consegue faze-lo

====2. Se há perda ponderal importante, anemia ou sangramento digestivo, o diagnóstico raramente é intestino irritável

=====3. No tratamento do intestino irritável a confiança do paciente em seu Médico é um fator muito importante.

====4. Muitas vezes há associação entre problemas psicológicos e intestino irritável.
======Nesse caso, se for útil ao paciente, o bom Médico o encaminhará para tratar o problema encontrado. Pode ser depressão, pode ser ansiedade, ou mesmo uma mistura das duas. Pode ser até outros problemas de origem psicológica.
Mas, se preciso, deverá ser tratada.

========embora o Intestino Irritável possa levar a importante piora na qualidade de vida, por si só NAO é causa de mortalidade. Tive muitos pacientes que iam de médico em médico temendo ter câncer ou outros problemas e após verificaçao detalhada e diagnóstico adequado, tiveram boa melhora com esta informaçao.

====Uma outra situaçao importante:
o intestino irritável tem relaçao com a SIBO (supercrescimento de bactérias no intestino delgado). Os sintomas podem ser bem parecidos. Já se conhece essa relaçao há bastante tempo, mas os avanços tem sido mais lentos do que gostaríamos.

O que é SIBO?
Sugiro ao leitor que procure um desenho do trato digestivo e observe onde está o intestino delgado.

No intestino delgado o número de bactérias é bem baixo, mas pode aumentar em casos de diabetes, cirurgias prévias, cirurgias bariátricas e outras situações. Isso é chamado de SIBO (do inglês Small Intestinal Bacterial Overgrowth). SIBO pode levar a sintomas similares aos do intestino irritável.
Vi casos, em especial no Exterior que tiveram melhora do intestino irritável. com antibióticos. Ora, os antibióticos TAMBÉM levam a melhora da SIBO. Conclusao: Deve haver algo em comum entre SIBO e intestino irritável. Apenas nao conhecemos detalhes do assunto, mas a Medicina sempre avança. Sou um otimista quanto a isso.
Mas é claro que SIBO pode acontecer sem haver intestino irritável. É um diagnóstico cada vez mais comum em Gastroenterologia.
De todo modo, em meus pacientes costumo verificar a possibilidade de SIBO associado. Normalmente eu mesmo faço o Teste Respiratório para SIBO, desde que eu entenda que isso beneficiará meu paciente.
Entendo que nosso conhecimento vai aumentar nessa área.

Minha experiência:
Eu tive a sorte de, em 37 anos de prática médica aqui e no Exterior ver a evolução das medicações para Intestino Irritável. Houve uma melhora considerável desde quando eu era Residente, há muitos anos atrás. Hoje há medicamentos muito mais eficazes, e os Médicos sabem mais sobre o Intestino Irritável e seu tratamento.
Há também mais conhecimento sobre dietas.

Lá na Duke University onde fiz Fellow em Nutrologia, reforcei meu conhecimento que as dietas devem ser "tailored" ou seja COMPLETAMENTE PERSONALIZADAS.
A idéia de distribuir dietas identicas e cheias de alimentos proibidos ao paciente de 20 anos ou ao senhor de 80 anos está ficando para trás. Cada paciente deve ser AVALIADO INDIVIDUALMENTE e sua dieta prescrita de acordo. Há casos que, após avaliar em conjunto com o paciente, nao prescrevo dieta. Mas cada caso é diferente. Cada caso é um caso.
Em outras palavras:

NAO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA Á DIETA
É A DIETA QUE SE ADAPTA AO PACIENTE


E TAMBÉM

aprendi em todos esses anos que muitas vezes é preciso fazer exames. Mas todos os exames devem ser feitos como consequencia de um Raciocínio Clínico de alto nível, que vem por uma Consulta detalhada, feita por um Médico de alta qualidade.
Não se deve pedir ou fazer exames a esmo, sem estarem embasados em um sólido Raciocínio Clínico.
Por outro lado, muitas vezes os exames nos ajudam bastante. Eu nunca hesito em fazer exames DESDE QUE estes beneficiem os pacientes. Há alguns anos tenho feito o Teste Respiratório, quando entendo que ajudará meu paciente. Eu mesmo faço e analiso os exames.
Há um ditado Latino que diz: quanto melhor o diagnóstico, melhor (será) o tratamento.

Aprendi também em todos esses anos, que no Intestino Irritável o melhor tratamento é um Médico atencioso e que infunda CONFIANÇA em seu paciente. Se o paciente tem confiança de que nada grave acontecerá, vai ter um tratamento muito melhor e mais eficaz.

UMAS PALAVRINHAS A QUEM ME PROCURA

Aproxima-se o dia em que veremos de novo pacientes.
Como sempre falei: vamos seguir RIGOROSAMENTE a ordem cronológica, vendo inicialmente os que pediram via email.
Sugiro que quem já escreveu reforce um email para abea.filantropia@gmail.com. Por favor, colocar no assunto:
"consulta" ou " lembrar pedido de consulta"
Entendo que a formaçao extra que tive em grandes Universidades vai CONTRIBUIR para um atendimento ainda melhor.



Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.