Estou tomando Pyloripac e minha menstruação que era de fluxo intenso, foi com pouco fluxo esse mês

1 respostas
Estou tomando Pyloripac e minha menstruação que era de fluxo intenso, foi com pouco fluxo esse mês e durou uma semana. Meu ciclo são de 3 a 4 dias, e desde então continuo sangrando, mas, em pouca quantidade. O medicamento faz ter essas alterações?
Como sempre: é impossível responder de modo individual á distância e sem ter todos os dados clínicos.
Mas, pela senhora e por mais de 100 mil pessoas que me leem aqui todo mês, vou INFORMAR sobre o H. pylori, o famoso bichinho que causa gastrites, úlceras e é importante no desenvolvimento do câncer de estômago

SOBRE O H. PYLORI

----O H. pylori é o maior causador de úlceras e gastrites, e
é causa comum de duodenites. Tem papel importante no
câncer de estômago, embora este seja multifatorial.
===O H. pylori é muito comum e atinge metade da população do mundo(!!). São bilhões de pessoas afetadas. Isso
mesmo: bilhões(!!).
====Por incrível que possa parecer, a maioria dos pacientes com H. pylori não tem sintomas. É verdade, a
maioria dos pacientes nada sente.
=====No caso de úlceras e gastrites pode haver dor abdominal (sintoma mais comum). Geralmente a dor é acima
ou em torno do umbigo.
======Há pacientes com náuseas(enjôo) e até vômitos.
Muitos tem plenitude (sensação de estômago cheio).
========Alguns pacientes tem saciedade precoce
(sentir-se satisfeito logo no início da refeição). Eles nos falam: "Doutor, comi só um pouquinho, mas parece que comi um
boi."
=========Mas só com esses sintomas não é possível
diagnosticar se há o H. pylori.
O H. pylori é transmissível por água e alimentos contaminados. Nao há ainda certeza como se faz essa transmissão.

DIAGNÓSTICO

==========O diagnóstico, no Brasil, é feito durante a
Endoscopia. A Endoscopia também permite um excelente
diagnóstico da situação do esôfago, estômago e duodeno.
===========Há algumas sutilezas para a descoberta do
H. pylori pela Endoscopia. Por exemplo, se o paciente estiver em uso de IBPs (como omeprazol, lansoprazol, pantoprazol) o exame poderá ser FALSO-NEGATIVO. Em outras
palavras, o H. pylori está lá, mas o exame não detectou.
========== Na minha prática solicito aos pacientes que
parem de tomar os IBPs por um tempo antes da Endoscopia. Mas tenho a sorte de ser um Médico que acompanha
os pacientes por longo prazo, e conhece bem seus pacientes. Claro que não são todos os locais que tem essa característica .
Uma outra sutileza do H. pylori é que ele pode se distribuir irregularmente pelo estômago, onde são colhidas as
biópsias. Por isso mesmo o ideal é colher em vários lugares
do estômago.

IMPORTANTE:

============estudos recentes comprovam que pessoas que tem parentes próximos com câncer de estômago
farão prevenção de câncer se eliminarem o H.
pylori. E isso é importante.
Mas lembro que o câncer de estômago é multifatorial e que, naturalmente, só uma parcela
mínima, ínfima, das pessoas com H. pylori desenvolvem
esse câncer.

CONCLUINDO:
Assim, mesmo o diagnóstico do H. pylori (algo que parece
fácil) tem suas sutilezas que devem ser respeitadas.
O tratamento se faz com pelo menos 2 antibióticos, associados a um IBP (como omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, etc).
O tratamento é eficaz, e os efeitos colaterais são relativamente incomuns, e costumam passar com o prosseguimento do tratamento. Nos raros casos em que a
bactéria não é eliminada, usa-se tratamentos de salvamento (ou segunda linha). Apesar do nome desagradável, esses tratamentos são eficazes e costumam
eliminar o H. pylori. Esses tratamentos podem ter 3
antibióticos além dos IBPs. Nos Estados Unidos, muitas vezes usa-se
Bismuto como um dos componentes, medicamento
pouco frequente no Brasil.
A imensa maioria dos pacientes que tratam o H. pylori não tem efeitos colaterais. Quando eles acontecem, geralmente são leves e passam rapidamente com o uso das medicações.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre
Gastrites,
Refluxo,
Hernia de Hiato,
Hemorróidas,
Intestino Preso,
Intestino Irritável,
sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos

2) Neste site, no meu perfil (Dr. Paulo Lopes) é possível aprender sobre prevenção de câncer de intestino.
O câncer de intestino é o segundo câncer mais comum, e pode ser fatal.
Mas TEM PREVENÇAO
No meu perfil há entrevista onde especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam as bases do mesmo e eu completo a entrevista, falando sobre a colonoscopia e seu papel na prevenção e acompanhamento

Se você se interessa sobre PREVENÇAO de CÂNCER acho que vai gostar e aprender bastante
A entrevista foi veiculada originalmente na TV Boa Vontade

3) Devido a uma agenda pessoal intensa, que inclui Atendimento Humanitário no Sertão, atividades acadêmicas, minha (modesta) caridade no Interior de SP, e inúmeras viagens, não tenho condições de ver novos pacientes nem presencialmente em S. Paulo, nem Online (que é método seguro e eficaz)
Peço a quem me procura mais um tantinho de paciência

MAS

Se por acaso o assunto for urgente ou puder trazer riscos á sua Saúde, recomendo que procure outro médico(a).
É uma honra poder atende-lo(a), mas sua Saúde está em primeiro lugar.

Foi por colocar a Saúde de meu paciente ACIMA de outras considerações que chego a quase 35 anos de carreira.