Estou tomando Pyridium. Posso fazer ultrassonografia abdominal total sem haver interferência no resu

3 respostas
Estou tomando Pyridium. Posso fazer ultrassonografia abdominal total sem haver interferência no resultado?
Olá, sim pode realizar o exame normalmente.

Olá, tudo bem? Não há contraindicação alguma quanto a realização de Ultrassonografia nesse caso. Pode realizar o exame sem preocupação! Oriento também que busque atendimento médico para uma melhor abordagem para sua queixa (imagino que seja dor ao urinar, já que o Pyridium é utilizado para alívio desse quadro). Coloco- me à disposição para eventuais dúvidas através de teleconsulta. Atenciosamente, Dra Larissa Krautczuk Mach CRMPR 53126
Sua pergunta é muito relevante e demonstra uma preocupação válida sobre possíveis interferências de medicamentos nos exames de diagnóstico. O Pyridium, cujo princípio ativo é a fenazopiridina, é um medicamento utilizado para aliviar a dor, irritação ou desconforto no trato urinário, comumente associado a infecções urinárias.

A fenazopiridina pode causar uma coloração alaranjada ou avermelhada na urina, o que pode ser importante considerar no contexto de exames diagnósticos. No entanto, para uma ultrassonografia abdominal total, a coloração da urina não interfere diretamente nos resultados do exame, já que o ultrassom utiliza ondas sonoras para criar imagens dos órgãos internos e não depende da cor ou composição da urina.

Apesar de não haver uma interferência direta na imagem ultrassonográfica, é sempre recomendável informar o médico ou o técnico de ultrassom sobre todos os medicamentos que você está tomando. Isso ajuda a garantir que qualquer observação ou anomalia seja interpretada corretamente, considerando o seu estado atual e o uso de medicamentos.

A medicina integrativa enfatiza a importância de uma comunicação aberta e completa com os profissionais de saúde para garantir que todas as informações relevantes sejam consideradas. Dessa forma, os exames e tratamentos podem ser ajustados de acordo com suas necessidades específicas, proporcionando uma abordagem mais holística e eficaz.

Portanto, você pode prosseguir com a ultrassonografia abdominal total enquanto toma Pyridium, mas não se esqueça de informar ao profissional que realizará o exame sobre o uso do medicamento. Isso assegura que qualquer detalhe pertinente seja levado em conta durante a análise dos resultados.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia