Estou tomando tetraciclina 500mg de 12/12h para acne. Posso tomar um chopp ou isso vai afetar o trat

4 respostas
Estou tomando tetraciclina 500mg de 12/12h para acne. Posso tomar um chopp ou isso vai afetar o tratamento?
Dra. Roseli Oliva
Dermatologista
São Paulo
Os antibióticos de uma maneira geral são afetados em sua absorção e eficácia pelo uso de bebidas alcoólicas. É prudente evita-los. A disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Roberta Werlich
Especialista em medicina estética, Generalista
São Paulo
Olá! O ideal é que se evite o consumo de alcool enqto está usando o antibiótico pois poderá influenciar na eficácia do tratamento.
E é bem importante frisar, se um dia voce for tomar chopp nao deixe de tomar a medicação por isso. Já vi muita gente durante o tratamento o interrompendo durante os finais de semana pq tomou 1 taça de vinho, 1 chopp e o ideal é não parar por isso ou, pelo menos, tentar evitar ultrapassar disso. Ok!? Espero ter ajudado, a disposição.
Dra. Camila Fialho
Dermatologista, Especialista em medicina estética
São Paulo
Ola, ideal evitar, para não diminuir eficácias do antibiótico.. qualquer dúvida estou a disposição..
Olá, tudo bem?
Durante o tratamento com tetraciclina, o ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que em pequenas quantidades como um chopp.
Embora o álcool não tenha uma interação direta grave com a tetraciclina, ele pode:
Sobrecarregar o fígado, que já está metabolizando o antibiótico;
Reduzir a eficácia do tratamento, principalmente se o álcool for consumido com frequência;
Aumentar o risco de efeitos colaterais gastrointestinais, como enjoo, dor de estômago e mal-estar.
Se você estiver em dúvida sobre o impacto de hábitos no seu tratamento ou quiser uma alternativa terapêutica mais adequada, estou à disposição. Agende sua consulta presencial ou online comigo pela Doctoralia. Será um prazer te orientar com segurança.

Especialistas

Fernanda Cabral

Fernanda Cabral

Dermatologista

Blumenau

Arnaldo Machado

Arnaldo Machado

Generalista

Timbé Do Sul

Bruna Andrade

Bruna Andrade

Nutricionista

Salvador

Claudia Tanabe

Claudia Tanabe

Dermatologista

Barueri

Amanda Cruz

Amanda Cruz

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Fortaleza

Isabela Ganga Buzoli

Isabela Ganga Buzoli

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1418 perguntas sobre Acne
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.