Estresse pode prejudicar o coração?

9 respostas
Estresse pode prejudicar o coração?
O estresse pode acarretar diversas complicações no organismo, inclusive a queda do sistema imunológico, fragilizando a resistência do corpo, tornando-o suscetível a diversas doenças. Relacionado ao coração, especificamente, sugiro a procura por um médico especialista para a realização dos exames necessários em prol a constatação do estado do coração. Em psicanálise, procuramos entender o que o paciente compreende sobre o seu estado psicológico, pois a palavra "estresse" é generalista, ou seja, caracteriza um modelo. Modelo este que varia de pessoa para pessoa. Entendemos o estresse como um fator psicossomático, ou seja. a somatização de elementos conflituosos que são refletidos no corpo na forma de estresse. Sugiro que procure também um profissional terapeuta para encontrar a origem desse desconforto psicológico.

Sim, não só prejudicar mas causar serios problemas coronario!
Sim o stress é um fator de risco mas existem outros fatores de risco que também devem ser analisado como obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado.
O stress também pode afetar outros órgãos. Uma avaliação completa em uma consulta médica ortomolecular pode ajudar muito. Dependendo da necessidade podem ser repostos anti-oxidantes que diminuem o efeito deletério do stress no organismo.
Olá! Somente para esclarecer, o estresse é uma resposta fisiológica bem complexa do seu corpo, que causa muitas modificações hormonais e também acaba sendo sentido como uma forte pressão emocional. Ao se tornar crônico, o estresse pode sim causar problemas cardíacos. Somado à pressão alta - que também pode ser causada e/ou piorada pelo estresse - e à vida sedentária, temos aí uma combinação de grande risco. A Organização Mundial da Saúde já alertou que o estresse é uma epidemia global que afeta 90% da população e as doenças coronárias são as que mais matam nos mundo. Entra aqui uma série de outros fatores variáveis, mas uma coisa é certa: um bom gerenciamento de estresse tem sido primordial para uma vida saudável hoje em dia. Vale se dedicar a isto!
Bom dia! Depende do seu nível de estresse. Você se sente estressado com frequência? O ritmo que levamos a vida tem sido muito acelerado, exigindo muito de nós, tanto fisicamente, como emocionalmente. Para que você entenda, o estresse pode se originar no trabalho, nas relações pessoais e nas dificuldades financeiras.Quando se tem o acúmulo de situações estressantes sem saber administrá-las são gerados sintomas físicos e emocionais.RESPONDENDO A SUA PERGUNTA: tensões emocionais podem gerar doenças cardiovasculares aos montes. Já foi comprovado cientificamente que a alta liberação de hormônios em situações estressantes perturba o organismo, provocando desde o aumento da pressão arterial até a um fulminante ataque cardíaco.Alguns outros sintomas são: ansiedade, crise de pânico, perturbação no sono, impaciência e negatividade. Além disso, o estresse pode gerar gastrite, dores musculares e irritações na pele.É preciso aprender a lidar com as emoções para viver uma vida saudável e tranquila.
Olá, pode sim. Sugiro procurar um psicólogo para você tentar entender o que está causando esse estresse e, assim, tentar melhorar isso, para que não cause mais problemas a você. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Sim. Não só o coração, mas também pode acarretar outros problemas principalmente com a queda do sistema imunológico. Cuidar do físico é importante, porém é imprescindível cuidar da origem desse estresse. A psicoterapia é um lugar onde você aprende a lidar com ele e entender como vem aparecendo no seu dia a dia. Estresse frequente não é saudável, seja na vida pessoal ou profissional. Saiba controlar isso. Dúvidas sobre essa e outras questões fico a disposição.
Bem, como já respondido pelos colegas anteriormente, o estresse provoca muitos problemas na saúde física também, portanto, procure um psicólogo e este vai lhe auxiliar para sair deste quadro incômado. O método terapêutico de Reprocessamento Cerebral "Brainspotting" tem uma efetividade na redução de estresse em curto prazo.
O estresse prejudica a homeostase do corpo, produzindo a adrenalina e o cortisol. O corpo todo sofre com o estresse e com o coração não é diferente. Ele que suporta a desregularização com a hiperventilação no momento de crise e tudo mais.
A psicoterapia ajuda bastante na redução da ansiedade e do estresse. A Terapia Cognitiva Comportamental trabalha através de técnicas de relaxamento e também entendimento dos fatores que prejudicam a qualidade de vida. Invista na sua saúde para que não tenha mais essas sensações desconfortáveis. Abraços