Estresse pode prejudicar o coração?

9 respostas
Estresse pode prejudicar o coração?
 Marcel A. M. Ferraz
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
O estresse pode acarretar diversas complicações no organismo, inclusive a queda do sistema imunológico, fragilizando a resistência do corpo, tornando-o suscetível a diversas doenças. Relacionado ao coração, especificamente, sugiro a procura por um médico especialista para a realização dos exames necessários em prol a constatação do estado do coração. Em psicanálise, procuramos entender o que o paciente compreende sobre o seu estado psicológico, pois a palavra "estresse" é generalista, ou seja, caracteriza um modelo. Modelo este que varia de pessoa para pessoa. Entendemos o estresse como um fator psicossomático, ou seja. a somatização de elementos conflituosos que são refletidos no corpo na forma de estresse. Sugiro que procure também um profissional terapeuta para encontrar a origem desse desconforto psicológico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Ginecologista
Cotia
Sim, não só prejudicar mas causar serios problemas coronario!
Dra. Paula Stockler
Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim o stress é um fator de risco mas existem outros fatores de risco que também devem ser analisado como obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado.
O stress também pode afetar outros órgãos. Uma avaliação completa em uma consulta médica ortomolecular pode ajudar muito. Dependendo da necessidade podem ser repostos anti-oxidantes que diminuem o efeito deletério do stress no organismo.
 Sheila Drumond
Psicólogo
Curitiba
Olá! Somente para esclarecer, o estresse é uma resposta fisiológica bem complexa do seu corpo, que causa muitas modificações hormonais e também acaba sendo sentido como uma forte pressão emocional. Ao se tornar crônico, o estresse pode sim causar problemas cardíacos. Somado à pressão alta - que também pode ser causada e/ou piorada pelo estresse - e à vida sedentária, temos aí uma combinação de grande risco. A Organização Mundial da Saúde já alertou que o estresse é uma epidemia global que afeta 90% da população e as doenças coronárias são as que mais matam nos mundo. Entra aqui uma série de outros fatores variáveis, mas uma coisa é certa: um bom gerenciamento de estresse tem sido primordial para uma vida saudável hoje em dia. Vale se dedicar a isto!
Bom dia! Depende do seu nível de estresse. Você se sente estressado com frequência? O ritmo que levamos a vida tem sido muito acelerado, exigindo muito de nós, tanto fisicamente, como emocionalmente. Para que você entenda, o estresse pode se originar no trabalho, nas relações pessoais e nas dificuldades financeiras.Quando se tem o acúmulo de situações estressantes sem saber administrá-las são gerados sintomas físicos e emocionais.RESPONDENDO A SUA PERGUNTA: tensões emocionais podem gerar doenças cardiovasculares aos montes. Já foi comprovado cientificamente que a alta liberação de hormônios em situações estressantes perturba o organismo, provocando desde o aumento da pressão arterial até a um fulminante ataque cardíaco.Alguns outros sintomas são: ansiedade, crise de pânico, perturbação no sono, impaciência e negatividade. Além disso, o estresse pode gerar gastrite, dores musculares e irritações na pele.É preciso aprender a lidar com as emoções para viver uma vida saudável e tranquila.
Olá, pode sim. Sugiro procurar um psicólogo para você tentar entender o que está causando esse estresse e, assim, tentar melhorar isso, para que não cause mais problemas a você. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
 Ricardo Bergamasco
Psicólogo
São Paulo
Sim. Não só o coração, mas também pode acarretar outros problemas principalmente com a queda do sistema imunológico. Cuidar do físico é importante, porém é imprescindível cuidar da origem desse estresse. A psicoterapia é um lugar onde você aprende a lidar com ele e entender como vem aparecendo no seu dia a dia. Estresse frequente não é saudável, seja na vida pessoal ou profissional. Saiba controlar isso. Dúvidas sobre essa e outras questões fico a disposição.
 Jandir Barbosa Gonçalves
Psicólogo
Brasília
Bem, como já respondido pelos colegas anteriormente, o estresse provoca muitos problemas na saúde física também, portanto, procure um psicólogo e este vai lhe auxiliar para sair deste quadro incômado. O método terapêutico de Reprocessamento Cerebral "Brainspotting" tem uma efetividade na redução de estresse em curto prazo.
O estresse prejudica a homeostase do corpo, produzindo a adrenalina e o cortisol. O corpo todo sofre com o estresse e com o coração não é diferente. Ele que suporta a desregularização com a hiperventilação no momento de crise e tudo mais.
A psicoterapia ajuda bastante na redução da ansiedade e do estresse. A Terapia Cognitiva Comportamental trabalha através de técnicas de relaxamento e também entendimento dos fatores que prejudicam a qualidade de vida. Invista na sua saúde para que não tenha mais essas sensações desconfortáveis. Abraços

Especialistas

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Estresse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.