Eu estava com a pressão um pouco alta. E também acima do peso 127 quilos (tenho 1,89) e ia comecei u

Eu estava com a pressão um pouco alta. E também acima do peso 127 quilos (tenho 1,89) e ia comecei uma reeducação alimentar e a fazer exercícios diariamente. Em duas semanas minha pressão baixou de 15/09 pra 126/85 em média. Minha dúvida é sobre o sal. Eu cortei totalmente o sal refinado da cozinha. Arroz integral, vegetais, feijão, estou temperando tudo sem sal. Estou comendo muito mais vegetais e legumes. Cortei todos ultra processados. Porém a internet varia muito sobre essa questão, dizendo que é muito perigoso cortar o sal e outros locais falando que o sal presente nos alimentos naturais suprem a necessidade diária. Gostaria de saber se realmente é necessário utilizar sal refinado, se eu não estiver sentindo nenhum sintoma negativo.

2 respostas


Olá. Parabéns pela mudança de estilo de vida! Está indo muito bem, não desanime. Não confie no que a internet te diz. O consumo de sal deve ser limitado em pacientes hipertensos, mas restrição total as vezes não é necessário, depende do seu caso como um todo. De forma geral, limitamos o uso a 2 gr de sal por dia (o que equivale a 5 grama cloreto de sódio/sla de cozinha). É preciso individualizar seu caso em uma consulta.

Dr. Roni Duque

Dr. Roni Duque

Cardiologista

Belo Horizonte

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Tudo em excesso faz mal. Recomenda-se até 5g sal/dia.( que representa 2g/sodio dia)

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.