Eu estou com gordura no fígado grau 2. No entanto, sou magra. Gostaria de orientações sobre o que po

5 respostas
Eu estou com gordura no fígado grau 2. No entanto, sou magra. Gostaria de orientações sobre o que posso comer para resolver o problema do fígado e não emagrecer mais?
O ideal nessa situação seria reduzir bastante o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e principalmente evitar o consumo de álcool (se possível, zerar).
Junto da alimentação, é importante também fazer atividade física para o controle dessa esteatose (gordura no fígado).
Quanto ao consumo de calorias, é necessário fazer os cálculos para saber o quanto você gasta de energia diariamente para que assim, possa se adequar e evite uma redução do peso.
Passar com um nutricionista é fundamental, dado que toda dieta/plano alimentar é individual.

Existem algumas estratégias a serem aplicadas, como por exemplo: reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans, que são frequentemente encontradas em alimentos fritos, processados e fast food. Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e alimentos ricos em proteínas magras. Evite o consumo excessivo de açúcares e carboidratos refinados, optando por fontes de carboidratos complexos (integrais). Limitar ou evitar o consumo de álcool, já que o álcool pode aumentar a acumulação de gordura no fígado.
Quanto a você não emagrecer mais, a sugestão que te dou é se nutrir com alimentos naturais, sem optar por ultraprocessados, frituras, ou seja, alimentos com pouca qualidade nutricional, o que só iria prejudicar o seu quadro clínico com a esteatose hepática.
Para não emagrecer mais, nós nutricionistas podemos ajudar bastante no seu objetivo, através da anamnese completa na consulta.
Para a gordura no fígado, evite carboidratos simples que são pobres em fibras, opte pelos carboidratos complexos, que são ricos em fibras. Opte sempre pela qualidade nutricional, mas não tem como te dizer a quantidade específica, por mais que esses alimentos sejam saudáveis, pois precisaria da anamnese completa.
Opte por gorduras boas como a do abacate, azeite extra-virgem, chia, linhaça, semente de abóbora.
Proteínas magras como peixe, filé de frango, lombinho.
Coma bastante verduras e legumes.

Espero ter ajudado. Abraço

É importante abordar a questão da gordura no fígado com um plano de alimentação que promova a saúde do fígado e, ao mesmo tempo, fornecer os nutrientes necessários para o seu corpo. Aqui estão algumas orientações gerais que podem ajudar a melhorar a saúde do fígado e evitar a perda excessiva de peso:

1. Alimentação Equilibrada:

Opte por uma dieta rica em alimentos integrais, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
Evite alimentos processados, ricos em açúcares orgânicos, gorduras saturadas e trans, e excesso de sal.
2. Controle de Peso Saudável:

Se você já está magro, o objetivo não é perder mais peso, mas sim manter um peso saudável.
Concentre-se na composição corporal, priorizando o aumento da massa muscular em vez de perder peso.
3. Gorduras Saudáveis:

Inclui fontes de gorduras saudáveis, como abacate, azeite de oliva, nozes, sementes e peixes ricos em ômega-3 (salmão, sardinha).
Evite gorduras saturadas encontradas em carnes processadas, frituras e produtos lácteos integrais.
4. Proteínas Magras:

Consuma fontes magras de proteína, como frango sem pele, peixes, leguminosas, ovos e laticínios com baixo teor de gordura.
5. Complexos de Carboidratos:

Priorize carboidratos complexos, como grãos integrais, leguminosas e vegetais.
Limite o consumo de carboidratos orgânicos e açúcares aumentados.
6. Fibra:

Inclui alimentos ricos em fibras para promover a digestão saudável e o controle do açúcar no sangue.
Frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e sementes são boas fontes de fibras.
7. Hidratação:

Beba água suficiente ao longo do dia para promover a saúde do fígado e eliminação de toxinas.
8. Evite Álcool:

Reduza ou elimine o consumo de álcool, pois o fígado precisa trabalhar para processá-lo.
9. Consulte um Nutricionista ou Médico:

Consultar um nutricionista especializado em saúde hepática pode ser extremamente benéfico para desenvolver um plano alimentar personalizado.
Seu médico também pode fornecer orientações específicas com base em sua condição de gordura no fígado.
Lembre-se de que essas orientações são gerais e podem não se aplicar a todos. Uma abordagem mais segura e eficaz é trabalhar em conjunto com profissionais de saúde para desenvolver um plano alimentar que atenda às suas necessidades individuais e ajude a melhorar a saúde do fígado sem causar perda excessiva de peso.
Olá, como vai? Primeiramente, o excesso de gordura no fígado está ligado ao tipo de alimentos que você ingere, não necessariamente, ao peso. O principal alimento envolvido neste processo é o carboidrato simples ou o excesso de carboidrato da dieta. Para que você tenha equilíbrio no peso e saúde hepática e resolver seu problema, é preciso evitar o consumo de bebidas alcóolicas, doces, farinhas refinadas e ainda gordura saturadas e hidrogenada (trans). Os alimentos fonte de carboidrato quando combinados com este tipo de gorduras fazem um estrago naqueles no fígado. Outra questão é o seu processo de destoxificação pelo fígado. O baixo consumo de minerais, vitaminas e antioxidantes pode atrapalhar este processo e provocar o acúmulo de gordura no fígado. O ideal é sempre procurar acompanhamento profissional para que possamos avaliar a sua alimentação, exames de sangue, de imagem e a sua rotina de vida. Isso permite que possamos ajustar a sua alimentação para atender suas necessidades de nutrientes e entender o porquê do acúmulo de gordura no fígado, sem prejudicar seu peso. Espero ter te ajudado, bjs da @dehgaribanutri

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!