Eu faço uso de 75 mg de cloridrato de venlafaxina e Donarem 50 mg há pouco mais de cinco meses.

3 respostas
Eu faço uso de 75 mg de cloridrato de venlafaxina e Donarem 50 mg há pouco mais de cinco meses.
Por engano, tomei a dose errada: usei a venlafaxina pela manhã como de costume, mas, à noite, ao invés de tomar o Donarem para dormir, acabei tomando outra dose de venlafaxina.
Após isso, senti mal-estar, palpitações e bastante agitação.
Quando percebi o erro, tomei o Donarem para tentar dormir.
Gostaria de saber o que deve ser feito nesses casos. Foi a primeira vez que isso aconteceu.
Dr. Hernando  César Vasconcelos
Psiquiatra, Médico de família
Fortaleza
O primeiro passo é organizar-se para evitar erros na tomada de medicações com uma rotina fixa de horários. No caso especifico, a dose extra de venlafaxina pode causar efeitos colaterais pelo aumento de serotonina, como agitacão, tremores e insônia. No geral, são efeitos toleráveis e que cessarão sozinhos em horas ou dias. Em caso de efeitos mais importantes procurar a emergencia ou contatar seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tomar a venlafaxina duas vezes pode causar agitação, palpitação e mal-estar, mas isso geralmente melhora com o tempo. Se os sintomas forem fortes ou diferentes do habitual, procure atendimento. Se ocorrer novamente evite novas doses até o horário normal e organize os remédios para evitar que aconteça novamente.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Em casos de uso acidental de dose duplicada de venlafaxina, como o que você relatou, é importante observar os efeitos adversos que podem surgir. A venlafaxina é um antidepressivo da classe dos inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN), e em doses mais altas ou duplicadas pode causar aumento da frequência cardíaca, agitação, ansiedade, sudorese, hipertensão, náusea e, em casos mais graves, risco de síndrome serotoninérgica. Os sintomas que você mencionou — mal-estar, palpitações e agitação — são compatíveis com os efeitos esperados de uma dose aumentada. A administração do Donarem® (trazodona) após o erro pode ter atenuado parcialmente esses sintomas devido ao seu efeito sedativo.

Apesar de ter sido um episódio isolado, é fundamental não minimizar o ocorrido. Em situações como essa, o ideal é procurar orientação médica imediata ou um serviço de saúde, principalmente se os sintomas forem intensos ou persistentes. Além disso, é recomendável rever estratégias para organização dos medicamentos, como o uso de dispensadores diários, a fim de evitar novas intercorrências.

Por fim, agende uma consulta com o(a) psiquiatra responsável para discutir o episódio e avaliar possíveis ajustes no tratamento e no manejo da medicação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.