Eu faço uso de Vortioxetina, Vurtuoso há alguns meses, essa semana o médico aumentou a dose de 10mg
3
respostas
Eu faço uso de Vortioxetina, Vurtuoso há alguns meses, essa semana o médico aumentou a dose de 10mg para 15mg. Eu tive uma reação alérgica muito intensa. Eu com rosto, olhos e boca muito inchados, o corpo cheio de placas e uma coceira muito intensa. Fui à emergência e tomei vários antialérgicos lá. Mas não está passando. Isso é algo esperado dessa medicação? Agora estou com medo de voltar a tomar mas não posso parar de uma hora pra outra. Preciso de ajuda! É muito difícil falar com meu psiquiatra, mas vou tentar na segunda. Obrigada
A reação que você descreve não é esperada com a vortioxetina e é compatível com reação alérgica importante (inchaço de rosto, olhos e boca, placas e coceira intensa). Nesses casos, a orientação é suspender imediatamente a medicação e não reintroduzir, pois o risco de nova reação é maior do que o de interromper o antidepressivo. Reações assim podem demorar dias para ceder e às vezes exigem corticoide, além de antialérgicos. Se houver piora, dificuldade para respirar ou aumento do inchaço, procure a emergência. Avise seu psiquiatra com urgência para troca da medicação.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, tudo bem? Hipersensibilidade (como angioedema) a vortioxetina ou a outro componente da fórmula é uma contraindicação para seguir com o uso, esse é um dos efeitos colaterais menos comum; mas nesse caso o ideal é você suspender a medicação e aguardar a próxima consulta com o seu médico. Uma notícia boa é que a descontinuação da vortioxetina não causa sintomas de retirada, o que pode ser atribuído a uma meia vida superior a 24 h.
Oi tudo bom?? O que você descreveu não é um efeito comum e leve... parece uma reação alérgica importante (inchaço de rosto, olhos e boca + placas e coceira intensa). Isso pode ser compatível com angioedema/urticária medicamentosa. Não é algo considerado “esperado” da vortioxetina, mas pode acontecer como reação individual. Quando há esse tipo de reação, a orientação geral é suspender a medicação e não reintroduzir até avaliação médica. Não é perigoso parar vortioxetina de forma abrupta em situação de suspeita de alergia ...o risco maior seria manter a exposição. Se o inchaço persistir, piorar ou houver dificuldade para respirar, engolir ou rouquidão, procure emergência imediatamente.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.