Eu fiz cirurgia artrodese da coluna L5/S1. Tem 1 semana. Quando posso girar o tronco para fazer as c

Eu fiz cirurgia artrodese da coluna L5/S1. Tem 1 semana. Quando posso girar o tronco para fazer as coisas dentro de casa? Estou com medo de movimentar.

6 respostas


Siga as orientações médicas e movimente-se o qdo lhe foi permitido, para evitar complicações pulmonares e circulatórias.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Bom dia, melhor a se fazer é, pergunte ao seu médico que lhe operou. Só ele sabe as particularidades da sua cirurgia e de suas condições clínicas. Sabendo disso, procurar um fisioterapeuta pra lhe acompanhar no Pos operatório (presencial ou ON line). Att

Dr. Marcos Ulyssea

Dr. Marcos Ulyssea

Osteopata

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Esse procedimento fixa pelo menos 2 níveis vertebrais, esses níveis não conseguirão ajudar na rotação mas os demais níveis sim, portanto a rotação é possível mas deverá ser encarada respeitando desconfortos e o tempo de cirurgia. Acredito ser cedo para tentar realiza-la no momento.

Dr. Leonardo Viana

Dr. Leonardo Viana

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Olá, pelo tempo de cirurgia não deve movimentar em grandes amplitudes, sugiro procurar um fisioterapeuta para que ele possa te orientar alongamentos sempre respeitando a amplitude de movimento, as vértebras acima pode ajudar a fazer esse movimento de rotação, até para que voçê não venha a ter complicações na cirurgia como por exemplo: Diminuição da capacidade pulmonar, isso devido que pode ficar contraturado no local da lesão, ou seja, sua capacidade pulmonar já esta diminuida, portanto, cuidado. espero ter ajudado.

Dr. Lucas Volcato

Dr. Lucas Volcato

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Agendar consulta

Olá; Aconselho você bater um papo com o seu ortopedista e fisioterapeuta para esclarecer suas dúvidas!


Entendo seu medo — é super comum nessa fase inicial. Com apenas 1 semana de artrodese L5/S1, ainda não é indicado girar o tronco. O ideal agora é manter a coluna mais neutra, evitando torções, inclinar ou “rodar” o corpo. Para as atividades em casa, tente girar o corpo inteiro em bloco (virando com os pés e o quadril juntos), sem torcer a coluna. Geralmente, movimentos de rotação vão sendo liberados de forma gradual após algumas semanas, conforme orientação do médico e da fisioterapia. Resumo: por enquanto, evite girar o tronco — proteja a cirurgia nessa fase inicial

Dr. Eder Marcos

Dr. Eder Marcos

Fisioterapeuta

São Lourenço

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.