Eu li que quando uma pessoa tem consciência ou medo de ficar esquizofrênica, ela, então, não está

3 respostas
Eu li que quando uma pessoa tem consciência ou medo de ficar esquizofrênica, ela, então, não está ficando. Isso é verdade? Além disso, o teste da Máscara Oca funciona verdadeiramente?
Ter consciencia das coisas afasta um pouco a hipótese de esquizofrenia, mas existe esquizofrênico que nega a doença a vida toda. O importante é procurar um psiquiatra para fazer um diagnóstico adequado e um psicólogo para fazer psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado paciente, não podemos afirmar que quando uma pessoa tem medo de ficar esquizofrenia, ela não esta ficando, per si. O conceito de ficar esquizofrênico é muito amplo, sendo este termo "ficar esquizofrênico" errôneo e evitado no meio medico. A pessoa quando experimenta as primeiras experiências psicóticas, numa fase chamada de pródromos, pode sim ter o entendimento que algo esta diferente e esquisito, que a realidade não é a mesma. É justamente esta estranheza que leva a pessoa a criar teorias para explicar a experiência, resultado em comportamentos inadequados e ideias delirantes
É muito importante que a pessoa e familiares procurem o mais rápido possível atendimento médico para evitar a progressão do quadro. Até a presente data, não existe nenhum teste que dê diagnóstico de esquizofrenia. Este teste da "mascara oca" foi apenas um estudo, que precisa ser repetido e comprovado ao longo dos anos.
A doença Esquizofrenia é por definição uma doença psicótica, alienante. Isto é, ela retira o individuo da realidade que o cerca e o coloca em uma segunda realidade ( interna, construída segundo seus delírios e alucinações). Assim o seu portador não consegue diferenciar entre o real e o imaginário(psicótico), esses dois mundos paralelos estão fundidos em um só. Assim se alguém tem a capacidade de julgar que está se portando de maneira diferente ou tem percepções diferentes das habituais, provavelmente está conseguindo perceber o real e o imaginário, o que é seu, peculiar e o que é novo, diferente. Aparenta então emitir um juízo correto da realidade que o cerca. provavelmente não está em crise psicótica. Reforço a orientação dos demais colegas que somente um especialista poderá de fato afirmar o que é doença ou não.

Especialistas

Giulianno Ruffo Capatti

Giulianno Ruffo Capatti

Psiquiatra

São Paulo

Bruno de Domenico Maso

Bruno de Domenico Maso

Psiquiatra

São Paulo

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Marco Antonio Benini junior

Marco Antonio Benini junior

Psiquiatra

São Paulo

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre Esquizofrenia Paranóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.