Eu não tenho a língua presa, mas ela é muito pequena e não sai da boca,isso não me atrapalha pra fal

6 respostas
Eu não tenho a língua presa, mas ela é muito pequena e não sai da boca,isso não me atrapalha pra falar mas atrapalha muito pra beijar, tem alguma coisa que eu possa fazer pra aumentar o comprimento da minha língua?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Não é uma questão de aumentar a lingua. Sugiro procurar uma fonoaudióloga para avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Luiza Braga de Jesus
Fonoaudiólogo
Salvador
O diagnóstico de "lingua presa" ou anquiloglossia pode estar mesmo relacionado ao fato de a língua não realizar a excursão para fora da boca, mas não é a única possibilidade etiológica. Pode ser o caso de tensão muscular que impede a mobilidade da estrutura. De toda forma, como bem pontua a colega, é necessária uma avaliação fonoaudiológica. Não fique sem beijar, procure ajuda!
Somente um fonoaudiologo conseguirá saber se sua lingua tem um frenulo de fato adequado. Existem outras situações onde a lingua pode ficar mais retida na boca. Necessario uma avaliação fonoaudiologia, o que nao pode é ficar sem beijar, ou ter algo atrapalhando sua rotina e qualidade de vida.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Procure um profissional adequado para avaliar o freio lingual, pode ser que precise ser feito um "pique"para que a língua adquira mais mobilidade em todas as suas funções.
Olá! Se a sua língua é anatomicamente pequena e tem pouca mobilidade para fora da boca, existem algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a amplitude dos movimentos, embora não seja possível “aumentar” fisicamente o comprimento da língua sem cirurgia.

Segue algumas dicas de exercícios:

- Exercícios de mobilidade lingual
- Protrusão da língua: tente projetar a língua para fora da boca o máximo que conseguir, segurando por alguns segundos e relaxando. Repita várias vezes ao dia.
- Alongamento contra resistência: segure a ponta da língua com um guardanapo ou gaze e tente puxá-la levemente para frente, sem dor, para estimular o alongamento.
- Movimentos laterais: com a boca aberta, tente tocar os cantos da boca com a ponta da língua, alternando os lados.
- Toque no nariz e no queixo: tente alcançar a ponta do nariz e depois o queixo com a língua, mesmo que inicialmente não consiga.

Fortalecimento da musculatura:
- Pressione a língua contra o céu da boca e mantenha por alguns segundos.
- Faça movimentos circulares ao redor dos lábios.
- Mastigue alimentos mais resistentes, como frutas duras ou chicletes sem açúcar, para fortalecer os músculos da língua e da boca.

Se a limitação for muito significativa, um fonoaudiólogo especializado em motricidade orofacial pode avaliar e indicar um plano específico para melhorar a mobilidade lingual.
Se houver restrição anatômica, como um freio lingual encurtado, um dentista ou cirurgião bucomaxilofacial pode avaliar se um procedimento cirúrgico (frenectomia), poderia ser útil.

Com exercícios regulares, é possível melhorar a mobilidade e funcionalidade da língua, o que pode ajudar nas atividades que envolvem maior amplitude de movimento, como o beijo. Se a dificuldade persistir, uma avaliação profissional pode trazer orientações mais personalizadas.
Espero ter ajudado!
Abraço.
Pode fazer uma avaliação com um dentista ou otorrino do seu frênulo lingual. Pode ser que também apresente uma alteração de fala, que ainda não percebeu...

Especialistas

Paulo Henrique Castro

Paulo Henrique Castro

Cirurgião buco-maxilo-facial

Goiânia

Thiago Machado

Thiago Machado

Dentista

Araçatuba

Júlio Messina Calderon

Júlio Messina Calderon

Dentista

São Paulo

Marcio Menezes Novaes

Marcio Menezes Novaes

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Petrolina

Mykael Francisco Ruaro

Mykael Francisco Ruaro

Dentista

Pato Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Doenças da Boca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.