eu pesquisei e vi que que calcio e outras vitaminas ajudam na depressão que tipo de medico devo procurar

10 respostas
eu pesquisei e vi que que calcio e outras vitaminas ajudam na depressão que tipo de medico devo procurar pra me indicar esses suplementos?
Um endocrinologista ou um nutrólogo, ambos podem contribuir, mas o tratamento de depressão sem o auxilio de um psicólogo fica mais complexo.
Abs

Olá, você pode buscar ajuda profissional de um nutricionista e também endocrinologista para fazer avaliação física. Porém apenas medicação, embora ajude a melhorar os sintomas da depressão seria interessante procurar acompanhamento de psicólogo. Depressão é um transtorno de humor que traz prejuízos disfuncionais a rotina do sujeito. Pesquisas mostram que o sujeito que está em psicoterapia aliada a medicação aumenta consideravelmente a remissão doa sintomas. E psicoterapia iria ajudar a lidar com os sintomas e desenvolver estratégias para isso. Abraços
Um nutrólogo pode te ajudar, se necessário pedirá exames...
Olá. Um nutrólogo (médico especialista em nutrição) poderá te ajudar sobre os nutrientes necessários para uma alimentação saudável . Uma psicoterapia o ajudaria mais efetivamente na depressão . Pense nisto. Grande abraço.
Primeiro devo fazer um alerta: há muitas pesquisas recentes sobre efeitos de nutrientes no enfrentamento da depressão, mas deve-se cuidar com conclusões precipitadas. Até o momento há indicações promissoras - mas não conclusivas - sobre suplementação de vitamina D e ômega 3, mas os estudos são bastante recentes e precisam de mais dados. A depressão é um transtorno multifatorial, ou seja, se desenvolve por mecanismos complexos e dificilmente será solucionada com um tratamento pontual. Busque um nutricionista para receitar uma dieta equilibrada e a suplementação necessária. Frisando que esse é um trabalho interdisciplinar que deve incluir um bom psicólogo e, dependendo da gravidade dos sintomas, um médico psiquiatra também se torna indispensável.
Você poderia primeiramente buscar um(a) endocrinologista para uma bateria de exames visando verificar alguma disfunção hormonal. Em relação aos suplementos que pergunta, o(a) profissional indicado seria um(a) nutricionista. Entretanto, se o seu caso se enquadra dentro da depressão, dificilmente conseguirá uma melhora significativa e/ou duradoura somente tomando suplementos e/ou medicamentos psiquiátricos. É sempre aconselhável que nesses casos se busque um tratamento psicoterapico, seja pela Psicanálise ou qualquer outra modalidade que possa lhe fornecer a oportunidade de elaborar as causas que te afligem.
Os estudos com suplementos alimentares não são conclusivos quanto a melhora no tratamento da depressão. O cuidado com uma alimentação equilibrada assim como a pratica de exercícios físicos são coadjuvantes para o equilíbrio psíquico. Abraços Dr Marcos Piovan
Os profissionais que atendem pacientes com depressão são o psiquiatra e o psicólogo. Sugiro procurar primeiro o psicólogo, o qual indicará o psiquiatra no caso de necessidade.
Abraços!
Olá, sugiro você consultar em paralelo um nutrólogo e também agendar um sessão com um Psicólogo, ambos em conjunto você notará melhora significativa. Forte abraço.
Pode buscar ajuda profissional de um nutricionista e também endocrinologista para fazer avaliação física.