Eu queria saber se é normal sorrir muito. Pra explicar melhor, eu sou Bombeiro e Guarda-vidas, e eu

26 respostas
Eu queria saber se é normal sorrir muito.
Pra explicar melhor, eu sou Bombeiro e Guarda-vidas, e eu sorrio de quase tudo, quase todo momento, eu já tentei parar de sorri, mas me senti muito estressada e pra mim exigia muito esforço ter que me concentrar e ficar me lembrando o tempo todo de ter que ficar seria.
No meu trabalho é meio que um problema porque quando há uma situação da qual ta todo mundo tenso .. Eu procuro lembrar do quanto eu gosto daquilo e como eu lutei pra esta lá, e começo a sorrir, tipo um sorriso feliz como se eu tivesse vendo alguém especial, acabo a tarefa e sorrio satisfeita comigo. Mas ultimamente algumas pessoas estão pegando muito no meu pé quanto a isso, então queria saber se existe a possibilidade de isso ser um problema e se eu deveria procurar ajuda psicológica?
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Bom dia sorrir é uma forma de interagir com os outros, manifestar uma forma de entrar em relação positivamente e estimula afetividade. No teu caso pode ser uma forma de superar a timidez. Procure um psicologo/a para te ajudar a entender melhor voçe e tuas reaçoes ou expresões facial que podem não ser compreendidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá seria importante você procurar fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar nas questões geradoras desse conflito interno que o faz se questionar sobre essa preocupação excesiva do que as pessoa pensa de você.
Boa sorte
Sorrir é maravilhoso! Sorri é fundamental. Há tantas hipóteses que podem vir junto, com o seu relato, mas todas elas podem ser exploradas sem necessariamente serem vistas como um problema. Sim, provavelmente você já deve estar sorrindo agora :). Às vezes, as pessoas podem se incomodar como somos porque não estão satisfeitas com elas mesmas. Às vezes, por nervosismo, rir também pode ser a saída. Há também, ainda bem, e dentre outras situações, a possibilidade de você ter a tendência brilhante de deixar a vida mais divertida e leve e que faz um bem enorme para si e para o mundo, posso te garantir isso. Celebre suas qualidades e faça delas uma oferenda para o mundo! Um abraço!
 Camila De Lima Lucio Dias
Psicólogo
Santo André, SP
Olá. Pense que a procura por um psicólogo não precisa ser decorrente de você acreditar ou as demais pessoas que sorrir é um problema. A questão seja talvez o quanto você se sente desconfortável diante do olhar e da crítica do outro. Não se preocupe em entender se isso é certo ou errado, um problema ou não. Pense em procurar um profissional para compreender melhor os seus sentimentos e aliviar suas angústias diante da situação expressada. Boa sorte!!!
 Thauana Tavares
Psicólogo
Brasília
Olá, pelo que você está me dizendo o sorrir é uma forma que você tem de enfrentar adversidades, mas parece que isso está te gerando problemas nas interações sociais. Acredito que seria muito legal procurar psicoterapia para entender melhor como isso funciona pra você e decidir qual forma é saudável para você lidar com essa demanda. A priori, me parece que um especialista em TCC que trabalhe com habilidades sociais pode ser uma boa saída, mas o importante mesmo é que você se dê bem com seu psicoterapeuta independente da abordagem. Um grande abraço e te desejo o melhor!
 Carolina Ribeiro dos Santos
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá! Há muitas possibilidades diante do seu relato. Você está incomodada com o fato de sorrir demais? Você acha que sorri em situações onde este comportamento seria inadequado? Isso passou a te incomodar porque as pessoas a sua volta se incomodaram ou porque você de fato entende que há algo que foge do comum? É necessário pensar nessas e em outras questões a respeito da situação e, como me parece que isso está te causando bastante incômodo, seria indicado buscar o acompanhamento de um profissional da psicologia que poderá te ajudar a entender melhor a situação e buscar a melhor resolução para o seu caso em particular. Espero ter ajudado! Att. Carolina.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Como todos acima disseram, sorrir é muito bom, é a felicidade da vida. Porém, me parece que em certas situações que vc sorri, é uma situação as vezes de desespero, como vc mesma coloca "tenso" e vc sorri. è necessário verificar que tipo de emoção é essa que se mostra em situações "tensa", pois não me parece apropriada, se é que consegui, escutar o que vc disse. Se essa emoção a atrapalha em situações difíceis, recomendo sim, que procure por ajuda psicológica para entende-la e verificar o que subjaz. Espero ter ajudado
Olá. Bom dia. É uma pena que o sorrir possa ser causa de constrangimento em sua vida. Talvez seja interessante vc poder conversar sobre isso com um psicólogo. Às vezes algumas pontuações já são suficientes para que vc tenha um novo entendimento da sua questão. O importante é tentar verificar como o que vc sente está articulado com a realidade a sua volta. Pode ser que a interpretação que os outros dêem a esse ato não corresponda à sua. Simplesmente se submeter a um comportamento ("não sorrir mais") não me parece uma boa saída.
 Leony de O. Mansur Tozzi
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sorrir faz parte da vida, e só passa a ser um problema se está incomodando-a de algum modo. Nesse caso, procure por um profissional de psicologia para compreender a situação de forma mais específica. Boa sorte!
Boa tarde! Sorrir não é um problema. Sorrimos porque estamos felizes, porque lembramos de algo bom, por estar nervosos e, em várias outras situações. Mas a sociedade espera que em determinadas situações mostremos determinados sentimentos e não outros. Se o que os outros pensam está te causando algum tipo de desconforto, então poderias conversar com um psicólogo pra ver porque acontece isso com você, assim como para entender e respeitar as tuas emoções. Espero ter ajudado, atenciosamente!
Ao ler (ouvir) você escutei um excesso (de alegria? de medo? de tensão? de necessidade de cuidar? de ser cuidada? de ser vista?, de ser boazinha? o que o sorriso esconde?, se é que esconde...). Bom, como pode ver, me vieram também perguntas em excesso. Pensei também que o sorriso pode ser um mecanismo de defesa, uma dificuldade de entrar na dor. Mas para cada um, um sentido. Por isto, sugiro que você possa sim se dar um tempo para se ouvir um pouco mais e buscar um processo psicoterapêutico. Não porque "sorrir é normal ou anormal", mas porque você está se implicando com esta questão e se disponibilizando a vê-la . Olhar para seu sorriso, ou para suas lágrimas, podem te trazer outras compreensões. Abraços!
Dr. Celso Martins
Psicólogo
Curitiba
Olá,"normal" exatamente não é, mas creio que seja uma forma muito saudável de se viver num mundo e numa profissão como a sua, altamente estressora. Mas e aí podemos questionar o que seria a normalidade? Alguns estudiosos chamam de normose a esse estado de manada em que a pessoas seguem um memo padrão comportamental e de se viver.
Se o seu sorrir e ser simpática incomoda apenas aos outros, não me parece ser um problema. Passa a ser uma questão a ser trabalhada quando é uma reação automática a qualquer estímulo, mesmo os que causariam tristeza ou frustração extremas (como fuga ou não reconhecimento das próprias emoções). Ou quando ameaçarem seu emprego. Boa sorte!
 Luciene Cremonese Salomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Já realizei um trabalho dentro de um corpo de bombeiros, e pude observar muitos casos de profissionais com esse "sorriso". O ambiente que você trabalha traz estresse diário e ao mesmo tempo fazer o que gosta traz a alegria e o prazer de fazer o que você se propôs a realizar. Então esse sorriso pode vir como válvula de escape, como satisfação pessoal, e com vários outros sentimentos que a primeira vista parecem totalmente antagônicos.....E na psicoterapia da pra você compreender e trabalhar isso sim...Caso sinta necessidade de se controlar mais essa reação, nada melhor do que se conhecer e saber como captar o momento e agir sobre ele ....Boa sorte em sua jornada!!????
Dr. Lincolm Abreu
Psicólogo
Curitiba
O sorriso, a felicidade é muito importante para manter o nosso equilíbrio emocional. Mas tudo que é demais acaba trazendo problemas, e como isso está te trazendo desconforto, é importante procurar um psicólogo e fazer uma psicoterapia, para que você possa ter mais autocontrole e mudar esse comportamento. Espero ter te ajudado, grande abraço.
 Joel Lerner Amato
Psicólogo
São Paulo
Ola! Gostar do que você faz é positivo, mas talvez você está se focando muito, por algum motivo, nesse sentimento, em momentos onde outros sentimentos podem ser mais relacionados ao contexto. Além disso, sem perceber, inconscientemente, algumas pessoas as vezes "se fixam" em certos comportamentos (como sorrir excessivamente ou ser excessivamente sério, por exemplo); há motivos por trás disso. Em um processo de psicoterapia é possível investigar melhor o que está ocorrendo. Abs!
Dra. Aldenize Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sorrir é a demostração de um sentimento de satisfação, alegria, contentamento, felicidade, de quem está de bem com a vida. No entanto, demostrar o sorriso em algumas situações de dor , há certamente por trás do sorriso uma angustia, uma forma de se proteger. Pude perceber no seu relato que não é o sorriso que causa desconforto, mas, o momento de expressar este sentimento entre momento e situação. Uma psicoterapia comportamental irá ajudar muito.
 Patricia Sacchi
Psicólogo
Campinas
Boa noite, sorrir não é um problema, é uma forma de você demostrar seu sentimento de satisfação e alegria, pelo que você relatou. Vejo que você está bastante incomodado (a) com a questão do que os outros irão pensar e reagir da forma que você se comporta. A psicoterapia poderia te ajudar a entender melhor isso, com mais informações e análises, assim também trabalhar a auto estima.
 Dilma Fernandes Da Silva
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Pelo seu relato, acredito que seu sorriso não esteja fora do contexto. Algumas pessoas ficam tensas em determinadas situações, mas, outras podem de fato ficarem feliz porque sabem que podem ajudar naquele momento, que sabem o que fazer e estão seguras. O incômodo alheio, diz respeito ao outro. Ou isso a está incomodando? Em todo o caso, se permita falar sobre isso ou algo mais num trabalho Psicoterápico. Estou a disposição.
Olá. Primeiramente temos que diferenciar duas coisas: são as pessoas que estão incomodadas ou você? Responda para si mesma. Se realmente for você que está se incomodando, procure ajuda psicológica. Digo isso pois as pessoas sempre vão nos criticar. Se você fosse muito séria com certeza também seria um problema. Também existem casos em que nossas respostas emocionais não estão de acordo com o momento. Por exemplo, vamos dizer que a pessoa está morrendo na sua frente e você está dando risada. Observe. Se esse também for o seu caso procure ajuda. Atenciosamente.
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Bom dia. Sorrir é sempre muito bom, no entanto ele pode ser também um mecanismo de defesa para algumas situações. Visto que esse comportamento já está trazendo desconforto em seu ambiente de trabalho, sugiro que você busque conversar com um psicólogo para te ajudar a entender como lidar com essas questões. Abçs!
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá, como vai?
Veja, sorrir é uma das formas de interagir socialmente, bastante valorizada na nossa cultura, né?! Talvez você utilize esse mecanismo pra superar a timidez ou para se sentir mais querida ou menos insegura nas relações sociais.
Porém para compreender efetivamente, é interessante que você conte com um profissional, você saberá lidar com essa questão e com as criticas dos colegas.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sorrir é um problema para você ou para outros? É necessário refletir sobre isso. Se for um incômodo para você, procure ajuda profissional. Um abraço
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá, penso que sorrir não é nenhum problema e você relata que tem a ver com sua felicidade e satisfação. Não acho que você tenha um problema ou mesmo precise de psicoterapia por conta disso, no máximo para lidar com o desconforto e críticas alheias. Abraço
Olá,

Vejo que você está insegura, não apenas com seu sorriso, mas com a forma com que as outras pessoas recebem esta característica sua (e, possivelmente, outras também). Seria muito importante trabalhar isto com mais detalhes de terapia. Disponha.
 Ingrid Pedrassoni
Psicólogo
Presidente Prudente
Olá tudo bem? Nem tudo que é uma questão na nossa vida, significa ser um problema, ou algo anormal, entende?
Essa é uma questão sua que precisa de um novo jeito de lidar, que sim, pode ser amparado com ajuda psicológica, porém não quer dizer que você tenha um problema.
A terapia pode sim te ajudar a entender seu jeito de agir, como você aprendeu a agir dessa forma, e quais são os novos jeitos mais adaptativos de lidar dentro desse contexto, que é novo pra você. Espero ter ajudado.
 Henrique José Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sorrir frequentemente, especialmente em situações que você gosta ou que te trazem satisfação, é algo natural e pode até ajudar a aliviar o estresse. No seu trabalho, que envolve situações tensas, esse sorriso pode ser uma forma de se manter positivo e focado.

Porém, se você percebe que isso está gerando desconforto para você ou para as pessoas ao seu redor, ou que está dificultando sua adaptação ao ambiente, pode ser interessante entender melhor esse comportamento e o que ele significa para você. Às vezes, o sorriso frequente pode ser uma forma de lidar com a pressão, mas se você sente que ele te gera conflitos ou dificuldades, um acompanhamento psicológico pode ajudar a explorar isso com mais profundidade.

Se quiser, podemos iniciar um trabalho para entender esses aspectos e desenvolver estratégias que te ajudem a equilibrar seu jeito de ser com as demandas do seu ambiente profissional. Estou à disposição para te acompanhar nesse processo.

Especialistas

Viviane Giunco

Viviane Giunco

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Annyelle Gomes

Annyelle Gomes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Atendimento psicológico comportamental baseado em análise do comportamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.