Eu queria saber se tem como evitar ter esquizofrenia? Tem como tratar antes dos sintomas ficarem for

4 respostas
Eu queria saber se tem como evitar ter esquizofrenia? Tem como tratar antes dos sintomas ficarem fortes? Meu filho tem 19 anos começou a ve vultos igual a minha mãe viu antes de ficar totalmente demente
Prezado(a),
As coisas mudaram muito com o fácil acesso às informações de saúde e com a melhoria da educação.
Os jovens de hoje sabem o que é esquizofrenia, e por isso muitos aceitam o tratamento já no início. Em casos incipientes, como esse, não há nada mais eficaz do que a “palavra”.
É através da narrativa dele que o tratamento se torna uma opção.
Hoje em dia, mesmo com genética para esquizofrenia, as pessoas vivem normalmente.
Fiquem bem!
Abs

Não dá para afirmar que seu filho esteja com quadro de Esquizofrenia. Sintomas psicóticos podem ser causados por diversas condições, inclusive demência como sua mãe tem , segundo seu relato. É muito importante que seu filho passe por avaliação especializada a fim de se fazer o diagnóstico correto. Para se tratar adequadamente, primeiro é necessário o diagnóstico exato. Um abraço.
Bom dia! Como bem colocado pela Dra Carla Akemi, não podemos afirmar que seu filho está com esquizofrenia ou a manifestará no futuro. O diagnóstico de qualquer doença se baseia num conjunto de sintomas e não num único sintoma como “visão de vultos”. Antes de tudo é necessária a avaliação de um psiquiatra para entender o que está acontecendo com ele. Nem sempre sentir algo diferente significa estar doente. No estágio atual da medicina não existe uma prevenção clara e eficiente da esquizofrenia, mas a abordagem e suporte especializados precoces para qualquer sinal de transtorno mental pode evitar quadros mais graves e de difícil controle no futuro. Espero ter ajudado.
Olá! Entendo a sua preocupação, pois você identificou que o mesmo sintoma que aparece em seu filho já esteve presente em um quadro clínico grave de sua mãe. Mas um único sintoma não indica, necessariamente, um determinado transtorno. Para que um transtorno exista é preciso que alguns sintomas estejam presentes. Então é preciso fazer uma avaliação. A avaliação psicológica e psiquiátrica vai permitir diagnosticar e tratar adequadamente o que está acontecendo. Uma intervenção precoce pode sim, em muitos casos, evitar o agravamento de uma doença.