Eu sempre sinto o nariz entupido, quando deito piora, se fico de barriga para cima fico com as duas

3 respostas
Eu sempre sinto o nariz entupido, quando deito piora, se fico de barriga para cima fico com as duas narinas entupidas, se viro de lado consigo respirar só com uma narina. Isso pode ser desvio do septo nasal?
Dr. David Esquenazi
Otorrino
Rio de Janeiro
Caro amigo
A obstrução nasal pode ocorrer por diversas causas como alterações na anatomia, inflamações, tumores, etc. Sem examinar dentro do nariz só podemos fazer suposições. As alterações anatômicas mais comuns são o desvio de septo e o aumento de volume dos cornetos (conchas nasais). O septo nasal é rígido, portanto não varia de posição ao deitar. Já as conchas nasais são flexíveis e ao deitar aumentam de volume. Isso é normal, só que em alguns pacientes essas estruturas são grandes e incomodam e às vezes MUITO. Quando deita de um lado entope um lado e vice versa. Como se trata de um problema estrutural, não tem como resolver sem uma abordagem cirúrgica que consiste em reduzir DEFINITIVAMENTE o volume dessas estruturas. Os paliativos, gotas, nasais, soro e etc não são eficientes. Sinto muito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Alexandre Audi
Cirurgião plástico
São Paulo
Olá! Pela sua descrição provavelmente existem outras causas para a sua obstrução nasal, além do desvio de septo. Algo muito comum é o aumento da mucosa dos cornetos que diminui o espaço para a passagem livre do ar.
Procure um Cirurgião Plástico ou um Otorrinolaringologista para a realização de um exame físico cuidadoso e os exames complementares que forem necessários no seu caso. Um abraço.
Dr. Carlos Tolomei
Otorrino
Bauru
Olá,
Provavelmente as queixas que você relata não são decorrentes de desvio septal ou unicamente a um desvio septal. O septo é uma estrutura que apresenta sustentação, por apresentar parte óssea e parte cartilaginosa, que apenas com influência da gravidade não geraria tanta deformidade.
Estas alterações podem ser decorrente de alterações de partes moles, seja hipertrofia de adenóide, edema da mucosa nasal, hipertrofia das conchas ou mesmo o ciclo nasal (que varia durante o dia).
É importante passar em consulta com um otorrino para melhor avaliação e esclarecer suas dúvidas de acordo com as alterações encontradas.
Até mais

Especialistas

Luisa Raña

Luisa Raña

Otorrino

Salvador

Paula Bhering de Oliveira

Paula Bhering de Oliveira

Otorrino

Brasília

Guilherme Lapin

Guilherme Lapin

Cirurgião plástico, Especialista em medicina estética

São Paulo

Danilo Freitas

Danilo Freitas

Otorrino

São João Do Piauí

Rodolfo Dinalli

Rodolfo Dinalli

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Araçatuba

Katia de Mello Portinho

Katia de Mello Portinho

Otorrino

Vila Velha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Desvio do septo nasal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.