Eu sinto muita dor da coluna, tive uma cesárea tem 6 meses e desde então eu sinto essa dor insuportá

5 respostas
Eu sinto muita dor da coluna, tive uma cesárea tem 6 meses e desde então eu sinto essa dor insuportável, minha irmã também teve cesárea há 10 anos e ela fala que sente essa dor até hoje, e que essa dor é causada por causa da anestesia, e toda mulher que conheço que teve cesárea me fala isso.
É verdade?
Dr. Eduardo Azevedo de Castro
Especialista em dor, Anestesiologista
Belo Horizonte
Na literatura científica não existe essa correlação entre a raquianestesia e dor lombar pós parto (pp// hoje em dia q são usadas agulhas muito finas), porém na prática essa queixa e relato é muito frequente. Os primeiros meses pós nascimento é um período muito crítico para a mãe ... carregando peso ... noites mal dormidas ... ausência de exercícios físicos ... ou seja, vários fatores de risco que contribuem para desenvolver dor lombar. Qualquer dor acima de 3 meses é considerada como crônica, portanto é importante vc ser avaliada para tentar identificar qual o fator que pode estar causando esse desconforto, porém acho q pouco provável da culpa ser da raquianestesia...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Carlos Alberto Teixeira Farias
Especialista em dor, Anestesiologista
Porto Alegre
Olá querida durante a gravidez a mulher sofre alterações fisiológicas próprias da gravidez que preparam a mulher para o parto independente da via de parto se normal ou cesárea, entre alterações estão as mudanças osteomusculares que juntamente com o progredir da gravidez e mais evidente no ultimo trimestre o aumento de peso e crescimento uterino para frente aumentam a curvatura da coluna lombar, o deslocamento ósseo dos ossos da bacia, a frouxidão ligamentar decorrente das alterações hormonais são na grande maioria das vezes o motivo de sensaçoes dolorosas no pós operatório e que levam 30-60 dias para elas retornarem. A anestesia raquidiana ou peridural quando realizadas por profissionais experientes não costumam ser a causa de sintomas crônicos como estes, no máximo algum desconforto no local de punção na região lombar que em 2-3 dias desaparecem por completo. Algumas situações como aumento excessivo de peso durante a gravidez onde a mulher nao consegue retornar ao seu estado prévio, sobrecarrega a estrutura osteomuscular o que pode ser motivo para lombalgia permanentes no pós cesárea. Lombalgia por anos podem estar relacionadas a outras condições clinicas que causam dor na região mas que nao se correlaciona ao ato anestésico. Nestas condições crônicas o ideal é consultar um especialista em dor para lhe orientar a melhor conduta e tratamento.
Dra. Mariana Moreirão
Especialista em dor, Anestesiologista
Niterói
Olá, boa tarde.

A dor lombar pós parto pode estar correlacionada a raquianestesia porém por período fugaz. Quando a duração da dor se prolonga por mais de 2 semanas pode estar relacionada ao enfraquecimento dos ligamentos da coluna pelas alterações hormonais do período gestacional, assim como por fraqueza da musculatura abdominal e postura incorreta pelo aumento do volume abdominal, o que consequentemente levam a uma alterção da biomecânica da coluna vertebral e podem causar dor crônica lombar se não forem tratadas e/ou prevenidas.
Busque uma avaliação de um especialista em dor para melhora avaliação e indicação de tratamento e reabilitação para melhora dos sintomas e da sua qualidade de vida.
Viver com dor não é uma opção.
Dr. Matheus Grossi
Especialista em dor, Anestesiologista
Conselheiro Lafaiete
Olá! Entendo sua preocupação. A dor na coluna após uma cesárea não é uma regra e não acontece em todas as mulheres. A anestesia usada na cesárea é geralmente segura e dificilmente causa dor crônica na coluna. Porém, a dor pode estar relacionada a outros fatores, como postura, esforço muscular, alterações pós-parto ou até problemas na coluna que já existiam antes.

Se a dor está intensa e persistente, é importante procurar avaliação médica especializada para identificar a causa correta e iniciar o tratamento adequado. Estou à disposição para ajudar!
Dr. Augusto Rafael Barsella
Anestesiologista
São Bernardo do Campo
Realmente não tem relação com anestesia !!!
Precisa investaigar outras causas !!!
A
Disposição pra te ajudar na clínica tidor

Especialistas

Daniel Daniachi

Daniel Daniachi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Georgia Casali

Georgia Casali

Fisioterapeuta

Ouro Branco

Guilherme Leão Reis

Guilherme Leão Reis

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Médico acupunturista, Especialista em dor

São Paulo

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Nohad Chaaban

Nohad Chaaban

Fisioterapeuta

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 139 perguntas sobre Lombalgia (dor lombar)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.