Eu tenho acido úrico, qual é o meu risco se eu pegar a covid ?

8 respostas
Eu tenho acido úrico, qual é o meu risco se eu pegar a covid ?
 Daniele Schmidt
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá prezado. Pessoas com baixa imunidade ou com doenças crônicas podem ser mais suceptiveis a contaminação. Mas o risco da contaminação depende de uma série de fatores como por exemplo: contato sem proteção adequada com pessoas contagiadas, falta de higiene das mãos, superfícies, objetos compartilhados, não utilização correta da máscara, ficar em local não ventilado, sem circulação de ar adequada com pessoas contaminados, utilizar a máscara por mais de 2h e não trocar quando estiver molhada com a saliva pela fala, entre outros. Outro fator importante é a sua imunidade. Se você tiver uma boa imunidade ou se já tiver se vacinado, mesmo que contraia o vírus, os efeitos podem ser mais leves. Mas isso é realmente uma loteria! Pois há relatos de pessoas com baixa imunidade que contraíram covid de forma leve e atletas com boa imunidade que contraíram e evoluíram ao óbito. Então, o que realmente é indicado é manter uma boa higienização pessoal e dos ambientes, evitar aglomerações, evitar locais fechados sem circulação de ar adequada, utilizar a máscara, higienizar as mãos com álcool 70% quando não puder lavar com água e sabão, e se vacinar na época indicada e cuidar da saúde e buscar imediatamente um médico em caso de suspeita de sinais e sintomas da doença.Boa sorte e cuide-se!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Suely Iglesias
Nutricionista
Niterói
Não há como precisar.
Devemos manter o distanciamento social o uso da máscara e álcool gel.
Cuidado é essencial.
 Scheila Karam
Nutricionista
Curitiba
O COVID tem relação genética e também está associada a maior susceptibilidade a doença, pessoas com doenças crônicas, obesidade e sedentarismo são alguns pontos principais relatados em estudos.
O que acho importante levarmos em consideração que o acúmulo de ácido úrico pode levar a formação de “pedrinha” ou “cristal” no sangue que pode causas lesões em articulações, ou seja pode levar inflamação no tecido, quanto mais ajudarmos o nosso organismo a se manter protegido do vírus melhor! Todos os cuidados já colocado pelas colegas acima e também a importância em elevarmos a saúde com alimentação adequada!!
O ácido úrico elevado sugere que o seu organismo está mais inflamado e com mais estresse oxidativo. Consumir mais frutas, verduras, legumes, fibras e verificar se as suas vitaminas como D, e minerais como selênio e zinco estão em dias é fundamental para o adequado funcionamento do sistema imunológico e menor risco de complicações por COVID-19. Todas as recomendações acima também devem ser levadas em conta. Cuide-se. Se o ácido úrico está elevado é por que existe algum desequilíbrio no seu organismo.
Olá!
O ácido úrico alto pode ser dado por alguns motivos, sendo os principais: Alto consumo de alimentos ricos em purinas como: carne vermelha; miúdos e vísceras como intestino, rins e fígado; embutidos como salsicha, mortadela, presunto, peito de perú; frutos do mar e álcool. Ainda, o ácido úrico pode se mostrar elevado em caso de obesidade, privação de sono; consumo elevado de proteínas e inflamação. Portanto, a depender da causa, o risco pode ser maior diretamente ou indiretamente. Caso seja por obesidade, inflamação e/ou privação de sono, a imunidade poderá estar comprometida por conta do aumento crônico de cortisol, facilitando a contração de doenças infecciosas como o covid., por exemplo. Por isso, indico investigar a causa deste aumento e tratá-la, tanto de maneira medicamentosa, quanto nutricionalmente.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
O ácido úrico aumentado pode ser por doença como a GOTA, quando o indivíduo não tem a enzima de conversão do ácido úrico para uréia, ou ele também pode servir como um marcador inflamatório metabólico, quando o paciente tem gordura no fígado por exemplo e não consegue fazer a conversão, já que é o fígado que realiza esse metabolismo. Portanto, pacientes com inflamação devido ao ácido úrico podem ter mais dificuldade de se recuperar do covid.
Ter ácido úrico alto não aumenta o risco de pegar COVID-19. O risco de infecção está mais relacionado à exposição ao vírus. No entanto, pessoas com doenças metabólicas associadas (obesidade, diabetes, hipertensão, doença renal) podem ter maior risco de complicações caso se infectem.
Caso precise de uma avaliação individual, estou à disposição para ajudar.

Especialistas

Carlos Roberto Mota Moura

Carlos Roberto Mota Moura

Generalista

Limoeiro

William Zammataro Júnior

William Zammataro Júnior

Médico clínico geral

Valinhos

Igor Fraga

Igor Fraga

Infectologista

São Paulo

Socorro Azevedo

Socorro Azevedo

Generalista

Belém

Camila Vicentini de Araujo

Camila Vicentini de Araujo

Generalista

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5451 perguntas sobre Coronavírus COVID-19
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.