eu tenho escavação papilar 0,7 e 0,5. Isso pode ser interpretado como uma lesão na retina?

3 respostas
eu tenho escavação papilar 0,7 e 0,5. Isso pode ser interpretado como uma lesão na retina?
Dr. Lucas Shiokawa
Oftalmologista
Curitiba
O tamanho da escavação (na realidade, a relaçao escavaçao/papila), é um dos sinais utilizados para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, que é uma doença que afeta o nervo óptico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na sua pergunta, voce descreve uma situação de assimetria do tamanho da escavação entre os olhos.
Quando falamos em tamanho de escavação papilar, estamos nos referindo à porção anterior do nervo óptico, e não à retina. Logo, essa situação/descrição NÃO pode ser interpretada como uma lesão de retina.
Em casos com escavações grandes ou assimétricas, é importante afastar a presença de GLAUCOMA. Isso é feito através da realização de outros exames clínicos (exemplo: medida da pressão dos olhos) e exames complementares (exemplo: avaliação do campo visual). Características como idade, raça e histórico familiar também são importantes nessa avaliação.
Dra. Luciana Cunha do Prado
Oftalmologista
Rio Verde
Lesão de camadas de fibras nervosas do nervo óptico, responsável pela visão periférica principalmente; e ainda, pela neurotransmissão visual. Conforme disse o Dr Tiago Prata, são necessários mais exames para a complementação e confirmação do diagnóstico de glaucoma. De todas as maneiras, este achado é um alerta ao oftalmologista e ao paciente.

Especialistas

Karina Carvalho

Karina Carvalho

Oftalmologista

Petrolina

Pedro Abbes Hueb

Pedro Abbes Hueb

Oftalmologista

São José do Rio Preto

Rodrigo Cervellini

Rodrigo Cervellini

Oftalmologista, Médico de tráfego

São Paulo

Zandara Melo Saliba

Zandara Melo Saliba

Oftalmologista

Vitória

Lyara Schaefer Sombrio

Lyara Schaefer Sombrio

Oftalmologista

Palhoça

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 745 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.