Eu tenho lúpus e estou gestante o médico me recomendou que continuasse com o reuquinol mas tenho medo

2 respostas
Eu tenho lúpus e estou gestante o médico me recomendou que continuasse com o reuquinol mas tenho medo que esse remédio prejudique meu bebê o que eu faço?
O Reuquinol (hidroxicloroquina) é muito importante no tratamento do lúpus. Durante a gestação este medicamento mostrou proteger os pacientes contra reativação, ou seja, piora dos sintomas da doença e também foi demonstrado, em estudos científicos, que o risco de causar algum dano no feto é muito pequeno.
Desta maneira não temos dúvidas que os benéficos deste medicamento superam algum possível malefício.
Siga a orientação do seu médico, continue a tomar o Reuquinol.

O uso do Reuquinol (hidroxicloroquina) é importante no tratamento do lúpus e pode ser usado com segurança durante a gestação, baseado em estudos científicos. Os estudos mostram que má formações congênitas nos bebês não foram mais frequentes naqueles que as mães utilizaram o medicamento, assim como não foi relacionado à toxicidade ocular, auditiva ou neurológica no bebê. Além disso, o medicamento está relacionado a uma série de benefícios nas pacientes com lúpus, inclusive durante a gestação. Na mãe que a utiliza, a hidroxicloroquina previne que o lúpus entre em atividade durante a gestação. Algumas mães possuem um determinado anticorpo no sangue (anti-Ro), que aumentam o risco do bebê desenvolver lúpus neonatal e o uso da hidroxicloroquina também tem função em reduzir o risco do bebê desenvolver a doença. Dessa forma, a hidroxicloroquina, sempre que possível, não deve ser suspensa durante a gestação. Não deixe de consultar seu médico.