Eu tenho prolactinoma faço tratamento com cabergolina, fiz o tratamento e engravidei, tive minha fil

3 respostas
Eu tenho prolactinoma faço tratamento com cabergolina, fiz o tratamento e engravidei, tive minha filha e hoje com ela tem 6 anos e está com puberdade precoce, pode haver alguma relação com a minha disfunção da hipófese?
Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Vamos lá: poder poder até pode mas via de regra a etiologia da puberdade precoce é outra e ela necessita de um endocrinologista para estar acompanhando-a.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Melissa Zakia
Endocrinologista, Nutrólogo
Campinas
O seu prolactinoma e o tratamento com cabergolina não têm relação conhecida com o fato de sua filha estar apresentando puberdade precoce.
O prolactinoma é um tumor benigno da hipófise que afeta só você (a chance de ser hereditário é extremamente baixa), não passando para o bebê durante a gestação ou amamentação. Além disso, o prolactinoma em crianças é muito muito muito raro e, quando acontece, costuma atrasar a puberdade e não antecipar.

A cabergolina também não tem ligação com alterações na puberdade das crianças. Estudos feitos com muitas gestantes que usaram cabergolina não mostraram risco aumentado de puberdade precoce nos filhos. Lembrando que ela é uma medicação com mais de 30 anos no mercado e bastante estudada.

A puberdade precoce geralmente acontece por outros motivos, e muitas vezes não se encontra uma causa específica.
De toda forma, é importante que sua filha siga em acompanhamento com o endocrinologista pediátrico, para avaliar direitinho e garantir o melhor para ela. A puberdade precoce pode interferir na altura final da sua filha, além de precisar ser investigada e abordar os impactos emocionais. Observação: sou endocrinologista mas não trabalho com crianças, mas respondi de mãe para mãe, para acolher suas angústias. Att, Dra Melissa
É compreensível que você se preocupe com a possibilidade de uma relação entre o seu prolactinoma e a puberdade precoce da sua filha, mas, com base nas evidências científicas disponíveis, não há uma associação direta conhecida entre prolactinoma materno e puberdade precoce na prole. O prolactinoma afeta a mãe, não altera diretamente o DNA ou o desenvolvimento hormonal do bebê.

O ideal é que sua filha esteja sendo acompanhada por um endocrinologista pediátrico, que pode fazer a investigação adequada.

Especialistas

Mariana Schwab

Mariana Schwab

Endocrinologista

Nova Venécia

Rafael Kitayama Shiraiwa

Rafael Kitayama Shiraiwa

Endocrinologista

São Paulo

Brunno Vinicios da Silva Sousa

Brunno Vinicios da Silva Sousa

Endocrinologista

São Luís

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista, Médico clínico geral, Pediatra

Cabo Frio

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Prolactinoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.