Eu tenho um menino que vai fazer 4 anos agora em outubro de 2025 ele só fala mamãe, papai , Avó e Vo

6 respostas
Eu tenho um menino que vai fazer 4 anos agora em outubro de 2025 ele só fala mamãe, papai , Avó e Vovô ele fala com dificuldade e quando ele quer se comunicar ele faz gestos ele é muito inteligente e entende o que falando perto dele mais ele tem muita dificuldade pra se comunicar tipo se perdi pra ele fala " te amo mamãe " ele fala " boi mãe.
Quando quer comer aponta pra barriga ou pra boca pra avisa será que ele é uma criança autista?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Não tem como dar diagnostico ou opinião com esse seu breve relato.
Sugiro procurar um profissional para avaliação e orientação, pois é esperado que com 4 anos a criança já consiga se comunicar e ser entendida.

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Precisa avaliação neurológica e fonoaudiológica
Dra. Giovana Bulgaron
Fonoaudiólogo
Campinas
Eu recomendo uma avaliação auditiva e também uma avaliação de linguagem para entendermos mais sobre o quadro. Procure um pediatra para relatar essas primeiras questões e, assim, seguir com os possíveis encaminhamentos.
Olá! Com 3 anos a criança apresenta um amplo repertório de vocabulário e forma frases. Nem sempre quando a criança apresenta dificuldades para falar, necessariamente apresenta autismo. No entanto é muito importante que você faça uma avaliação com seu filho, para entender o porquê desse atraso.
Olá! O atraso na fala do seu filho merece atenção, mas isso não significa necessariamente que ele seja autista. O desenvolvimento da linguagem varia de criança para criança, mas, aos quatro anos, espera-se que ele já consiga formar frases simples e tenha um vocabulário mais amplo. Algumas crianças demoram um pouco mais para falar, mas é importante avaliar se há alguma dificuldade subjacente.

Existem várias possíveis causas para um atraso na fala com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), que é uma dificuldade específica para aprender a falar sem estar relacionada a outros transtornos. Outra possibilidade é um distúrbio motor da fala, como a apraxia de fala infantil, que dificulta a articulação correta das palavras. Além disso, alterações auditivas, mesmo pequenas perdas, podem afetar bastante o desenvolvimento da linguagem, pois a criança pode não estar ouvindo os sons de forma nítida.
Fatores ambientais e a qualidade do estímulo que a criança recebe também influenciam muito no aprendizado da fala. O autismo pode ser uma das causas do atraso, mas normalmente ele vem acompanhado de outras características, como dificuldades na interação social e padrões repetitivos de comportamento.

É importante observar como ele se comunica no dia a dia. Crianças dentro do espectro autista, por exemplo, podem ter dificuldades em manter contato visual e interagir com as pessoas ao redor. Se ele tenta se comunicar de outras formas, como apontando e usando gestos, já é um sinal positivo. Também vale a pena observar se ele responde quando chamam o nome dele, se consegue seguir comandos simples e se brinca de forma funcional e imaginativa.

O ideal é que você busque uma avaliação com um fonoaudiólogo infantil e um neuropediatra. O fonoaudiólogo poderá avaliar a comunicação, verificar quais habilidades estão preservadas e quais precisam ser trabalhadas, além de indicar estratégias para estimular a fala. Já o neuropediatra ajudará a descartar ou confirmar outras condições que possam estar associadas ao atraso.

Enquanto isso, você pode ajudar seu filho a desenvolver a linguagem no dia a dia. Uma forma importante de estimulação é falar pausadamente e enfatizar palavras-chave, por exemplo: "Quer água ou suco?". O uso de músicas infantis e histórias também pode incentivar a repetição de palavras e o aprendizado de novos sons. Outra estratégia é evitar antecipar todas as necessidades dele; se ele quer algo, espere um pouco antes de atendê-lo, incentivando-o a tentar se comunicar de alguma forma, seja falando, apontando ou usando gestos.

Aproveite momentos do cotidiano para inserir novas palavras. Na hora do banho, nomeie as partes do corpo e os objetos: "Agora vamos lavar a mão", "Aqui está o shampoo". Durante as refeições, fale sobre os alimentos: "Esse mamão está doce", "Quer mais pão?". Brincadeiras também são uma excelente forma de estímulo. Brincar de faz de conta com bonecos ou fantoches ajuda a criança a construir frases e aprender novas palavras de forma lúdica. Jogos que envolvem repetição de sons e palavras, como adivinhação de objetos e sons de animais, também podem ser muito úteis.

Outro ponto importante é reforçar positivamente qualquer tentativa dele de falar. Se ele disser algo de forma errada, em vez de corrigir diretamente, repita a palavra corretamente de maneira natural. Por exemplo, se ele disser "boi mãe" em vez de "te amo, mamãe", você pode responder com um sorriso: "Ahhh, você quis dizer te amo, mamãe! Eu também te amo!". Isso mostra para ele como falar corretamente, sem que ele se sinta pressionado ou frustrado.

Espero ter ajudado!
Abraço.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Ele deve estar apresentando um atraso de linguagem. Procure um especialista em fonoaudiologia para fazer uma avaliação e orientar melhor.

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