Eu tenho uma prima que foi diagnosticada com Cadasil no 1° AVC aos 25 anos de idade. Aos 35 que foi

1 respostas
Eu tenho uma prima que foi diagnosticada com Cadasil no 1° AVC aos 25 anos de idade. Aos 35 que foi esse ano, ela deu o 2° AVC, ficou 3 dias com boca travada, depois com sonda alimentar, voltou a comer, mas não fala mais normalmente. E tem uns 2 dias q ela perdeu a visão, só vê vultos. Gostaria de saber como poderia conseguir um tratamento melhor pelo governo, pq somos de família humilde e ela tem uma filha p criar. Tão nova e está perdendo aos poucos suas funções cognitivas.
Sinto muito pela situação da sua prima. Imagino o quanto isso pode ser difícil e angustiante para a família. Na CADASIL, infelizmente, ainda não existe um tratamento curativo específico; o cuidado é focado em prevenir novos eventos, controlar sintomas e investir em reabilitação.
Dependendo da sua cidade e da sua região, pode ser possível conseguir acompanhamento em um hospital público de referência ou hospital universitário, geralmente em serviços ligados à neurologia vascular ou à neurogenética, que têm mais experiência com doenças raras como a CADASIL.
Dentro do SUS, ela pode (e deve) ter seguimento regular com neurologia e acesso à reabilitação, que costuma ser o que mais muda o prognóstico no dia a dia — como fonoaudiologia (fala e deglutição), fisioterapia e terapia ocupacional. Em muitas cidades isso é feito nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) ou serviços equivalentes.
Como a condição pode gerar incapacidade para o trabalho, também vale procurar o CRAS e/ou um assistente social para orientação sobre benefícios: em famílias de baixa renda, pode haver direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS); e, se houver vínculo com o INSS, pode existir benefício por incapacidade, dependendo do caso.
Se houver dificuldade para conseguir exames, terapias ou medicamentos indicados, a Defensoria Pública pode orientar caminhos administrativos e, quando necessário, medidas judiciais para garantir o acesso.
O foco agora é organizar uma linha de cuidado contínua: neurologia + reabilitação + apoio social, para preservar o máximo possível de autonomia e qualidade de vida. Eu entendo a sua angústia, porque é uma condição difícil e ainda sem cura específica, mas existem medidas que realmente fazem diferença no dia a dia e na evolução. Espero ter ajudado de alguma forma.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Catarina De Marchi

Catarina De Marchi

Neurologista

Curitiba

Pedro Noceli de Oliveira

Pedro Noceli de Oliveira

Neurologista

Juiz de Fora

Luis Fernando Guimarães

Luis Fernando Guimarães

Neurologista, Neurofisiologista

Montes Claros

Andre Amorim

Andre Amorim

Neurologista

São Paulo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Cadasil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.