Eu tomando o Antietanol posso continuar a beber?

5 respostas
Eu tomando o Antietanol posso continuar a beber?
Não. O Antietanol* (dissulfiram) é uma medicação usada no alcoolismo. Assim, quem usa o Antietanol*, jamais deve beber, por dois motivos: está fazendo um tratamento para o alcoolismo e, se beber usando Antietanol*, vai sentir-se muito mal, inclusive com algum risco de vida (se bem que raro). Converse com seu médico e discuta o porquê você não está querendo se tratar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como o colega falou, não é aconselhável a ingesta de bebidas alcoólicas durante o tratamento com o antietanol. Você poderá experimentar uma reação desagradável caracterizada por náuseas, rubor facial, sudorese, palpitações, falta de ar, dor torácica, etc. Essa reação pode aparecer até 14 dias após a última dose do antietanol, portanto evite beber neste período e procure o seu psiquiatra o quanto antes para ajustar a sua medicação e tirar as suas dúvidas.
Não é recomendável continuar bebendo enquanto toma Antietanol (disulfiram). O Antietanol é um medicamento que é usado para ajudar as pessoas a parar de beber álcool. Ele funciona inibindo a enzima que metaboliza o álcool no corpo, o que leva a um acúmulo de uma substância tóxica (acetaldeído) que causa sintomas desagradáveis, como náusea, vômito, sudorese, dor de cabeça, entre outros.

Se você continuar bebendo enquanto toma Antietanol, você pode experimentar esses sintomas desagradáveis, o que pode ser desconfortável e potencialmente perigoso. É importante seguir as instruções do seu médico e evitar beber enquanto estiver tomando Antietanol.

Além disso, é importante lembrar que o Antietanol não é uma cura para o alcoolismo e não deve ser usado como uma desculpa para continuar bebendo. O tratamento do alcoolismo geralmente requer uma abordagem mais abrangente, que pode incluir terapia, grupos de apoio, mudanças no estilo de vida e outras intervenções. Se você está lutando contra o alcoolismo, é importante buscar ajuda profissional para encontrar maneiras eficazes de lidar com sua dependência de álcool.
Dra. Lilian Muniz
Psiquiatra, Generalista
Rio de Janeiro
O Antietanol (dissulfiram) não impede fisicamente que a pessoa beba, mas ele foi feito para provocar reações físicas muito desconfortáveis se houver ingestão de álcool — como rubor no rosto, náusea, vômito, dor de cabeça, falta de ar, palpitações e até situações de risco, dependendo da quantidade.

Por isso, beber enquanto toma Antietanol pode ser perigoso. O objetivo do remédio não é punir, mas ajudar a criar uma pausa entre o impulso e o ato, oferecendo tempo para refletir e fortalecer outros apoios — como terapia, grupos e vínculos.

O mais importante é que você não esteja sozinho(a) nesse processo. Se tiver vontade de beber ou se o uso do remédio está gerando desconforto, vale conversar com a equipe que te acompanha. Cuidar do uso de álcool é um caminho difícil às vezes, mas também cheio de possibilidades de recomeço.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! Não, não é seguro continuar a beber enquanto estiver tomando Antietanol. Esse medicamento foi criado para causar reações desagradáveis quando o álcool é consumido, justamente para ajudar no tratamento do alcoolismo. Beber durante o uso do Antietanol pode provocar náuseas, vômitos, sudorese intensa, taquicardia e mal-estar grave. Por isso, o ideal é evitar totalmente o consumo de álcool enquanto estiver usando esse remédio. Se precisar, estou aqui para ajudar com um acompanhamento acolhedor e responsável. Você não está sozinho.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 294 perguntas sobre Antietanol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.