Eu tomo ansitec há 2 meses, o médico do posto de saúde me recomendou tomar rivotril quando fico mais

3 respostas
Eu tomo ansitec há 2 meses, o médico do posto de saúde me recomendou tomar rivotril quando fico mais nervosa, posso tomar? Tenho medo de misturar
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Entendo muito bem sua preocupação em não misturar medicamentos e querer cuidar da sua saúde da melhor forma possível. O Ansitec (que normalmente contém clonazepam) e o Rivotril são na verdade o mesmo princípio ativo — o clonazepam. Isso significa que tomar os dois juntos pode aumentar muito os efeitos e causar sonolência, tontura e até problemas mais sérios.

Por isso, é fundamental conversar com o seu médico ou farmacêutico antes de usar o Rivotril por conta própria, mesmo que seja só quando estiver mais nervosa. Eles poderão ajustar a dose do seu medicamento atual ou indicar outra forma segura de controlar a ansiedade sem riscos. Seu cuidado merece atenção e orientação especializada para garantir que você se sinta melhor sem complicações. Sempre que tiver dúvidas, não hesite em buscar ajuda profissional!

Qualquer dúvida pode se comunicar pelo meu chat!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo a sua preocupação. O Ansitec (que contém a substância Buspirona) e o Rivotril (que contém Clonazepam) têm efeitos diferentes, mas ambos atuam no sistema nervoso, ajudando no controle da ansiedade. O Ansitec é mais para o controle a longo prazo da ansiedade, enquanto o Rivotril tem um efeito mais imediato e calmante.

Se o médico recomendou o uso do Rivotril quando você estiver mais nervosa, ele provavelmente avaliou que a combinação pode ser segura para o seu caso específico. No entanto, é importante ter cuidado com a dosagem e a frequência de uso do Rivotril, pois ele pode causar sedação e até aumentar o risco de efeitos colaterais quando combinado com outros medicamentos ansiolíticos.

A melhor forma de proceder é seguir as orientações do médico, e caso você tenha alguma dúvida ou receio sobre como os medicamentos podem interagir, é sempre bom conversar novamente com ele, garantindo que está tudo seguro para o seu tratamento.
O ansitec funciona como um antidepressivo fraco, que só vai ter efeito se você o utilizar diariamente.
É comum porém, passarem erroneamente para tomar em caso de crise de ansiedade: o que biologicamente não faz sentido.
E não, não teria problema de interagir com rivotril. A única questão é que o rivotril não deve idealmente ser usado diariamente por mais de 1 mês, sendo recomendado o uso esporádico enquanto os outros remédios ainda não estabilizaram o quadro do paciente.
Como te passaram esses remédios? O que você costuma tratar?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1828 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.