Eu tomo Escitalopram de 20mg há uns meses, no entanto ele acabou e fiquei sem tomar por uma semana p

3 respostas
Eu tomo Escitalopram de 20mg há uns meses, no entanto ele acabou e fiquei sem tomar por uma semana por conta do feriado estendido, agora que eu voltar a tomar eu volto com a mesma dose ou devo começar com 10 novamente? Ainda vou demorar uns dias para voltar no meu psiquiatra e queria tirar essa dúvida. Muito obrigada.
Olá, o melhor é que houvesse um recomeço gradativo. Fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Ficar uma semana sem tomar o Escitalopram pode fazer com que alguns sintomas retornem ou que você sinta alguns efeitos ao reiniciar a medicação. A decisão de voltar com a dose total (20mg) ou começar com uma dose menor (como 10mg) depende de como seu corpo reagiu à interrupção e de outros fatores individuais que só seu médico conhece.

Reiniciar a medicação após uma pausa, mesmo que breve, deve ser orientado pelo psiquiatra para minimizar o risco de efeitos colaterais desagradáveis ou síndrome de descontinuação. É fundamental entrar em contato com ele o quanto antes, mesmo que por telefone ou mensagem, para receber a orientação mais segura e adequada para o seu caso específico antes de retomar o uso.

Fico à disposição, caso precise!
Bom dia!

A paroxetina necessita de cerca de 4 semanas para iniciar o seu efeito terapêutico, seja da introdução da medicação ou do incremento da dose.
Não entendi se em 11/03 foi introduzido a medicação ou ajustado a dose.
No caso da dose ter sido ajustada nessa data, já era esperado fazer efeito, e no caso de não estar sendo eficaz, é importante passar por uma nova avaliação do seu psiquiatra para ele avaliar a necessidade de um novo ajuste no tratamento.
No caso de o ajuste ter sido realizado em menos de 4 semanas, ainda pode ser esperado que manifeste algum efeito terapêutico aguardando esse período.
De qualquer maneira, você estando em sofrimento e com muitas dúvidas, aconselho uma consulta com médico especialista para maiores esclarecimentos e se sentir seguro com o tratamento.

Espero ter ajudado! Melhoras!


Atenciosamente,


Psiquiatra Letícia Barros

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.