Eu tomo levotiroxina, tomo com água e espero 1 hora para o café da manhã. A minha dúvida é se nesse

2 respostas
Eu tomo levotiroxina, tomo com água e espero 1 hora para o café da manhã. A minha dúvida é se nesse intervalo de uma hora posso ir tomando água, ou só devo tomar na hora de engolir o remédio?
Olá. Pode tomar agua sim. Atenciosamente

Sua dúvida é bastante comum e relevante para quem faz uso da levotiroxina, um medicamento essencial para o tratamento do hipotireoidismo. A levotiroxina é melhor absorvida pelo estômago quando tomada com o estômago vazio, e a recomendação de esperar cerca de 30 a 60 minutos antes de comer é para maximizar sua absorção.

Quanto à ingestão de água após tomar a levotiroxina, você pode sim continuar bebendo água durante esse intervalo de espera para o café da manhã. A água não interfere na absorção da levotiroxina e é importante para manter uma boa hidratação. O que deve ser evitado durante esse período são alimentos, bebidas além de água (como café, leite, sucos), e outros medicamentos ou suplementos, pois podem interferir na absorção da levotiroxina.

A medicina integrativa enfatiza a importância de considerar todos os aspectos do estilo de vida do paciente, incluindo a hidratação adequada, como parte do tratamento de condições de saúde. Manter-se bem hidratado é fundamental para a saúde geral e pode auxiliar no funcionamento otimizado de todos os sistemas do corpo, incluindo a eficácia com que medicamentos são absorvidos e utilizados pelo organismo.

Portanto, continue tomando sua levotiroxina conforme orientado, com água, e mantendo o intervalo recomendado antes do café da manhã. Beber água nesse intervalo está perfeitamente bem e é uma prática saudável. Se tiver mais dúvidas sobre sua medicação ou se precisar de ajustes no tratamento, é sempre importante conversar com seu médico.

Lembrando que o acompanhamento regular com seu médico é essencial para garantir que a dosagem da levotiroxina esteja adequada para suas necessidades, promovendo o melhor controle possível do hipotireoidismo e contribuindo para seu bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.