Existe aguma restrição ao uso de Antietanol?

2 respostas
Existe aguma restrição ao uso de Antietanol?
Dr. Ronaldo Bezerra Silva
Psiquiatra
Joinville
Não usá-lo no paciente que tenha recentemente usado bebida alcoólica (BA). Não usá-lo se o paciente já tem doenças hepáticas, gástricas, cardiopatias - história de anginas e infartos...;pois, como não se pode ter absoluta confiança em dependentes químicos de álcool, estes ao ingerirem BA correm riscos de vida. Frequentemente vão parar numa emergência de hospital. A questão na verdade não é usar ou não usar; mas sim, se perguntar qual seria o real benefício de usar o dissulfiram (a substância do antietanol) se o paciente está restrito a um ambiente ou com livre acesso a rua - onde poderá usar BA. Pessoalmente não prescrevo dissulfiram para pacientes inseguros de seu tratamento pois vão recair e a presença do dissulfiram lhe "dará um castigo" com malefícios variados no corpo Essa é a verdadeira vocação desse medicamento. O "benefício" vem pelo medo incutido ao paciente que ele vai passar mal se beber. Eu quero que ele pare de beber por medo!? Ou por consciência que é um dependente?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fernando Meneguini
Psiquiatra
Jataí
O Antietanol é um medicamento utilizado para tratar a dependência de álcool e o paciente deve ser alertado sobre o elevado risco de morte se utilizar álcool com a medicação.
Além disso, devemos evitar sua utilização em pacientes que já sofrem de doenças cardíacas ou hepáticas moderadas e graves.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 294 perguntas sobre Antietanol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.