Existe algum alimento específico que ajude a melhorar refluxo?

4 respostas
Existe algum alimento específico que ajude a melhorar refluxo?
Para a melhora do quadro de refluxo gastroesofágico, é fundamental uma intervenção no estilo de vida como um todo, incluindo a alimentação e comportamento alimentar.
Isso significa incluir alimentos mais saudáveis, diminuir o excesso do consumo de alimentos ultraprocessados: ricos em gorduras ruins, conservantes e sódio.
Com relação ao comportamento alimentar, procure fazer algumas reflexões: está se alimentando muito rápido? Está mastigando mal? Está concentrando muitos alimentos em uma só refeição? Está comendo em excesso próximo ao horário de dormir?
Não existe alimento que irá resolver um problema de saúde. Geralmente este problema, como no caso do refluxo, está relacionado a uma somatória de hábitos inadequados. Pense nisso!
Marque uma consulta com um gastroenterologista e um nutricionista.

Existem vários suplementos alimentares e fitoterápicos que auxiliam no refluxo gastroesofágico, a recuperar a falta de muco, trabalhar a acidez gástrica, fermentação gastro-intestinal, etc. No entanto, são prescrições individualizadas que somente podem ser feitas por médico ou nutricionista. O refluxo e gastrite têm muitos fatores associados. Vale a pena uma orientação realizada por profissional, em todos os fatores envolvidos.
Olá existem vários alimentos que auxiliam no controle do refluxo e muitos alimentos também que devem ser evitados por esse tipo de paciente.
Aqui vai alguns (café, pimenta, bolos). O ideal é procurar um nutricionista para adequação de dieta.
O refluxo é o movimento em que os ácidos presentes no estômago voltam pelo esôfago, ao invés de seguirem o processo de digestão.
Frango, atum, salmão e carnes magras são as melhores escolhas para compor as proteínas da dieta para combater o refluxo. Iogurtes são excelentes para equilibrar as bactérias saudáveis do estômago, ajudando na digestão dos alimentos.

As gorduras saudáveis, como do azeite extra-virgem e do abacate, também são grandes aliadas para amenizar os sintomas do refluxo. Legumes como alcachofra, pepino, abóbora possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo. Chá de erva doce, hortelã, capim cidreira e de gengibre são super aliados para o controle do refluxo.

*** É importante lembrar que comer muito nas refeições piora significativamente os sintomas do refluxo, gerando ainda mais pressão sobre o esfíncter e atrapalhando a digestão correta. Por isso, recomenda-se ingerir pequenas porções durante as refeições diárias.