Existe algum protocolo da OMS que proibida o parto normal após duas cesáreas?

4 respostas
Existe algum protocolo da OMS que proibida o parto normal após duas cesáreas?
A partir de duas cesáreas anteriores, o parto normal é contra-indicado.
Já se a paciente apresentou apenas uma cesárea anterior, o parto normal pode transcorrer sem problemas, desde que controlado sob supervisão médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe nenhum protocolo da OMS que proíba o parto normal depois de 2 cesáreas prévias porém a grande maioria das sociedades científicas e Guidelines do mundo recomendam que no caso de 2 cesarianas prévias o próximo parto será mais seguro se for realizado por uma nova cesariana.
As complicações de uma tentativa de parto normal após 2 cesáreas prévias podem ser graves e sendo assim os riscos envolvidos neste parto superam os potenciais benefícios de um parto normal.
Não existe essa determinação, mas qual é o objetivo da gravidez se não um criança saudável em casa. Então para que aumentar o risco para a mãe e para a criança que são grandes na tentativa de um parto normal após 2 cesáreas.
Um parto normal, nos dias de hoje em que a cesárea está tão presente, realmente é uma sensação única e vitoriosa, mas se não for possível, essa sensação pode ser substituída por um bebê saudável e sem sequelas. Pense bem no que é mais importante. converse com seu médico e boa sorte.
Atualmente as evidências não suportam tentativa de parto vaginal após 2 cesarianas. Não são realizados estudos sobre isto pois já está demonstrado o aumento dos riscos após 1 única cesárea. Entenda melhor : Dados do governo americano ( do National Institute of Health ) apontam: A cada 100 tentativas de parto após cesárea , 1 resulta em ruptura uterina, e a cada 10 rupturas, 1 resulta em morte ou sequela neurológica do bebê. Se comparássemos 100 mil pacientes com 1 cesárea prévia, tentando parto ou cesárea eletiva teríamos mais 650 rupturas uterinas e mais 50 mortes ou sequela neurológica do bebê , no grupo do Parto vaginal. São riscos graves. Por outro lado, sabemos das complicações de se fazer diversas cesarianas ( aumento progressivo de ruptura uterina, hemorragia materna, histeréctomia, aderências, etc... ) Resumindo: Para quem tem 1 cesárea vale a pena pesar os riscos e benefícios de cada paciente, mas para quem tem 2 cesáreas, é bom senso NÃO tentar o parto normal.

Especialistas

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Ginecologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Campinas

Agendar uma visita
Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Daniela Mezzomo

Daniela Mezzomo

Ginecologista

Blumenau

Agendar uma visita
Vanessa Amorim

Vanessa Amorim

Generalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Parto normal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.