existe algum risco de saúde grave que a pessoa possa vir a ter se ela misturar o lexapro com bebida

2 respostas
existe algum risco de saúde grave que a pessoa possa vir a ter se ela misturar o lexapro com bebida alcoólica??
De modo geral, não se devem misturar medicamentos com álcool, quaisquer que sejam.

Especificamente no caso do Lexapro (escitalopram), pode haver potencialização de algum efeito sedativo que o remédio possa ter e, com isto, haver comprometimento psicomotor, aumentando os riscos de problemas ao se dirigir veículos, por exemplo.

De modo geral, quando as pessoas estão estabilizados em relação ao transtorno que estão tratando com Lexapro (geralmente ansiedade ou depressão), a maioria dos médicos libera que, de vez em quando, a pessoa beba alguma coisa. Por exemplo, uma dose de destilado ou um copo de cerveja ou um copo de vinho, na semana.

Entretanto, quando ainda não houve estabilização ou quando o consumo é maior, o uso concomitante de álcool interfere negativamente no resultado do tratamento.

Finalmente, em todos os casos, a pessoa deve tirar dúvidas com seu/sua psiquiatra, porque somente ele/ela poderá dar uma resposta definitiva, de acordo com o que é adequado para cada paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Mateus Abreu
Psiquiatra
Belo Horizonte
Misturar Lexapro (escitalopram) com bebida alcoólica não é uma contraindicação absoluta, mas é desaconselhado. Embora não cause necessariamente um efeito grave em todos os casos, a combinação pode aumentar a sonolência, tontura, queda de reflexos e alterações de humor, além de potencialmente reduzir a eficácia do tratamento. Em algumas pessoas, o álcool pode até acentuar sintomas como ansiedade ou tristeza. Pequenas quantidades ocasionais, em contextos controlados, podem ser toleradas por alguns pacientes — mas isso deve ser sempre discutido com o médico, que avaliará os riscos no seu caso específico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 859 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.