Existe algum tratamento não hormonal para cistos no ovário?

4 respostas
Existe algum tratamento não hormonal para cistos no ovário?
Na grande maioria das vezes, a síndrome de Ovários Policísticos está associada a aumento de peso e resistência insulínica.
O primeiro passo até para o sucesso terapêutico seria a procura de nutricionista para elaboração de dieta adequada associada a atividade física. Essas medidas são de extrema importância para o seguimento das pacientes acometidas pela Síndrome.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem diferentes tipos e causas de cistos no ovário. Os cistos funcionais, simples e pequenos são do ciclo menstrual e não precisam ser tratados. Cistos complexos, grandes (acima 6cm) devem ser melhor investigados e às vezes é necessário realizar cirurgia para retira-los. Já a síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio metabólico que cursa com atrasos menstruais, falta de ovulação, aumento de oleosidade da pele e de pêlos, aumento de peso, aumento dos níveis de lipídeos (gorduras) e de resistência à insulina, que controla o açúcar no sangue. Por isso, é fundamental o tratamento clínico e multiprofissional visando a mudanca dos hábitos de vida, dieta, exercícios físicos e medicações direcionadas aos distúrbios que a paciente apresenta. Para saber se esse é o seu caso, importante passar por avaliação com especialista para fazer o diagnóstico e propor o tratamento mais adequado.
Sim. O Tratamento da SOP [Síndrome dos Ovários Policísticos], resumidamente são : 1) dieta com restrição de açucares e massas [os carboidratos com alto índice glicêmicos, podendo usar, mas pouco, os de baixo índice glicêmicos. 2) atividade física diária [ajuda a reduzir a gordura abdominal], pois o excesso de gordura na cintura faz aumentar a insulina, o grande causador da SOP. 3) Metformina [tratamento para resistência insulínica]. 4) Liraglutida SC, é outra arma que temos para tratamento de resistência insulínica. Ente outras coisas ...... Apenas uma observação os tratamentos com anticoncepcionais apenas controla os efeitos, mas nunca tratam a causa da SOP. Fale com seu ginecologista.
Pergunta super interessante: tratamento não hormonal da Síndrome de Ovários policísticos. Claro, devemos focar na qualidade de vida dessas pacientes. Os estudos mostram que as mulheres com este problema queixam uma qualidade de vida menor. Por isso, é importante atentar para a auto-estima: controle do excesso de pelos com medicações específicas e laser. Perda de peso com medicações e mudanças do estilo de vida. Tratar resistência insulínica e melhorar controle metabólico. Por isso, o mais importante, ao meu ver, é tratar cada paciente com suas peculiaridades, desejos e angústias.

Especialistas

Joao Vitor Torres

Joao Vitor Torres

Ginecologista

Serra Talhada

Henrique M Abrão

Henrique M Abrão

Ginecologista

São Paulo

Franciele Anjos

Franciele Anjos

Nutricionista

Curitiba

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 582 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.