Fui diagnosticada com ovários policísticos e minha barriga está igual de grávida é normal?

2 respostas
Fui diagnosticada com ovários policísticos e minha barriga está igual de grávida é normal?
É necessário que você passe por avaliação médica para descartar outros problemas.

Olá! A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma condição que pode afetar diversas áreas do bem-estar feminino, incluindo o metabolismo e o equilíbrio hormonal, que pode levar a sintomas como ganho de peso e alterações no volume abdominal. De fato, algumas mulheres com SOP podem notar um aumento na circunferência abdominal, o que pode ser devido a vários fatores, incluindo alterações hormonais, acúmulo de gordura, ou até mesmo retenção de líquido.

Entretanto, é importante avaliar outras possíveis causas para essa sensação de aumento abdominal que descreve, assemelhando-se a uma barriga de grávida. Problemas digestivos, acumulação de gases e até mesmo o tipo de dieta podem contribuir para esse sintoma. Por isso, além do tratamento hormonal ou de outros sintomas associados à SOP, pode ser útil uma avaliação nutricional e possivelmente ajustes na dieta, com foco em alimentos que promovam um melhor equilíbrio hormonal e digestivo.

Na medicina integrativa, consideramos também o impacto emocional que condições como a SOP podem ter. O estresse, por exemplo, pode agravar tanto os sintomas hormonais quanto digestivos. Técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação ou yoga, podem ser integradas ao seu plano de tratamento para ajudar a aliviar tanto os sintomas físicos quanto emocionais.

É essencial que você mantenha um diálogo aberto com seu médico sobre todos os sintomas que está experimentando. Ele pode considerar necessário realizar exames adicionais para descartar outras causas e ajustar seu tratamento de maneira mais eficaz. A colaboração com um nutricionista também pode ser muito valiosa para ajustar sua alimentação de maneira a suportar o tratamento da SOP e melhorar sua qualidade de vida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.