Existe alguma problema no nervo ótico que provoque sintomas semelhantes a labirintite? Senti 3 meses

2 respostas
Existe alguma problema no nervo ótico que provoque sintomas semelhantes a labirintite? Senti 3 meses de fortes dores de cabeça atrás dos olhos e nos ouvidos (mais o direito) e tontura e hipersensibilidade a sons. Ficou um pouco da hiper no ouvido direito e dor no fundo do olho direito em enxaqueca.
Não. Não existe nenhuma chance desse tipo de sintoma estar relacionado à qualquer patologia do nervo óptico. Doenças ligadas ao nervo óptico podem cursar com perda visual completa nos casos mais graves e perda de campo visual em determinadas situações. Os sintomas descritos podem.sim ter como diagnóstico diferencial as diversas formas de apresentação da enxaqueca (dor de cabeça de origem vasscular que pode se apresentar com sintomas visuais) ou mesmo de labirintite. Em casos selecionados, um exame de imagem não invasivo (ressonância magnética ou tomografia) ou mais especifico (angiografia) também pode ajudar. A ajuda de um otorrino e de um neurologista serão fundamentais em alguns casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A enxaqueca é mesmo uma boa possibilidade para o que você descreve. Ela não é qualquer dor de cabeça, mas tem características bem específicas e costuma recorrer em crises. A dor costuma ser pulsátil, em um lado da cabeça (predominando na frente), de forte intensidade, que costumam durar de 4 a 72horas ininterruptas (pode durar mais ou menos que isso em casos específicos), com náusea e/ou vômito, fotofobia (a luz piora a dor) e/ou fonofobia (o barulho piora a dor). A presença de dor e fotofobia poderia lhe fazer pensar que houvesse comprometimento no olho. A presença de náuseas/vômitos e às vezes tontura (na chamada vertigem enxaquecosa ou no contexto do mal estar da dor) poderia lhe fazer pensar em labirintite. Vários diagnósticos diferenciais se impõem aqui. É necessário lhe ouvir mais, questionar esses e outros padrões da tontura, além da forma de instalação e outros quesitos que preocupam no contexto das dores de cabeça para chegar a uma conclusão melhor.

Especialistas

Maria Fernanda Mendes

Maria Fernanda Mendes

Neurologista

São Paulo

Thais De Souza Andrade Benassi

Thais De Souza Andrade Benassi

Oftalmologista

São Paulo

Samuel de Araújo Magalhães

Samuel de Araújo Magalhães

Oftalmologista

Viçosa

Tauan de Oliveira

Tauan de Oliveira

Oftalmologista

Palmas

Izzo Antonio Belarmino Araújo

Izzo Antonio Belarmino Araújo

Oftalmologista

Belo Horizonte

Marcos Augusto F. Vaz

Marcos Augusto F. Vaz

Oftalmologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Doenças Do Nervo Óptico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.