Existe diferença entre o cálcio do alimento para o cálcio dos comprimidos, ou seja, é verdade que

3 respostas
Existe diferença entre o cálcio do alimento para o cálcio dos comprimidos, ou seja, é verdade que o cálcio dos comprimidos é excretado pela urina aumentando o risco de formação de urolitíase por oxalato de cálcio?
Olá. Para a prevenção e tratamento da osteoporose o cálcio da alimentação é melhor absorvido , é mais saudável e tem melhor efeito que o cálcio presente nos comprimidos.
A suplementação de cálcio não aumentou a incidência de cálculos renais, infarto e acidente vascular cerebral. Esses efeitos imputados ao cálcio são mitos.
Os principais efeitos colaterais do cálcio são os sintomas gastro-intestinais como pirose e constipação intestinal.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O problema está na biodisponibilidade e solubilidade do tipo de cálcio que vai tomar. O cálcio da dieta é mais seguro sim. Você pode achar na internet receitas para manter uma ingestão diária de 1000 mg ao dia. Isso é o suficiente. Mantenha adequada a dosagem de vitamina D também.
Olá, obrigada pela pergunta! O cálcio na dieta é preferível ao comprimido. O ideal é uma ingesta de 1000mg de cálcio elementar/dia. Isso obtemos através da ingesta de 3 a 4 porções de alimentos com cálcio (como por exemplo: leite, queijo e iogurte). Em pacientes que apresentem intolerância ou não gostem destes alimentos, ou a ingesta seja insuficiente, podemos complementar com o comprimido. As principais formulações de comprimido de cálcio são na forma de carbonato e citrato de cálcio.
Em relação à litíase, há alguns aspectos a serem analisados: 1) você já tem litiase? Se sim, é importante investiga-la e avaliar sua calciúria em 24h (o quanto vocês elimina de cálcio na urina de 24h) e trata-la adequadamente; 2) se você tem litíase, o mais recomendado continua sendo a ingesta de cálcio na dieta (se você não tolera, o ideal é a ingesta de comprimido na forma de citrato de cálcio, e não carbonato de cálcio). Espero que tenho te ajudado. Um abraço!

Especialistas

Maria Fernanda Verano Cambrea Sayum

Maria Fernanda Verano Cambrea Sayum

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita
Humberto Resende

Humberto Resende

Reumatologista

Uberlândia

Agendar uma visita
Manuela Correia Gago

Manuela Correia Gago

Reumatologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Ana Caroline Teles Dos Santos

Ana Caroline Teles Dos Santos

Médico clínico geral

Montes Claros

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Cálcio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.