Existe esquizofrenia paranóide sem delirios?

3 respostas
Existe esquizofrenia paranóide sem delirios?
Os critérios diagnósticos para a Esquizofrenia segundo o DSM-5 incluem (1) delírios, (2) alucinações, (3) fala desorganizada, (4) comportamento desorganizado ou catatônico e os chamados (5) sintomas negativos (como redução de expressão facial).

O diagnóstico requer a presença de dois desses cinco sintomas, com pelo menos um dos três primeiros sintomas escritos presentes, por um período mínimo de um mês, com queda de funcionamento do paciente em sua vida e alguns outros detalhes técnicos que geram o diagnóstico e diferenciam a esquizofrenia paranoide de outras patologias.

Isso significa que o quadro de esquizofrenia pode se apresentar apenas com alucinações, por exemplo, ou com uma fala desorganizada, sem um pensamento delirante claro.

Em 2013 a Associação americana de psiquiatria reconheceu o termo "paranoia" como representando um dos sintomas positivos possíveis, e nessa classificação, o nome mais comum para o quadro é "Esquizofrenia".

É difícil esta apresentação, pois a tal condição paranóide já é um delírio.
Delírio é um dos sintomas que podem acontecer na esquizofrenia. São ideias fixas, pensamentos , não condizentes com a realidade e que não conseguimos contornar através da lógica. Porém existem outros tipos de esquizofrenia como as catatônicas, onde a pessoa fica " paralizada" e muitas vezes não conversa. Como o delírio é um conteúdo do pensamento, se a pessoa não falar sobre esses pensamentos , também não conseguimos identificar. É muito difícil existir esquizofrenias sem delírios , porém é possível!