Existe forma de tratar enxaqueca crônica diária que há anos não responde a analgésicos e Fibromialgia

5 respostas
Existe forma de tratar enxaqueca crônica diária que há anos não responde a analgésicos e Fibromialgia simultaneamente?
Sim. Avaliar doenças associadas e distúrbios do sono, além do condicionamento a novos hábitos alimentares e comportamentais relacionados aos problemas do dia-a-dia. A história, exames clínicos e laboratoriais auxiliam na opção terapêutica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Igor Bruscky
Neurologista
Recife
Sim. Inclusive existem medicações que aliviam tanto a enxaqueca quanto a fibromialgia, são os chamados neuromoduladores. Não deixe de consultar um neurologista de sua confiança.
Dra. Jerusa Alecrim Andrade (Médica, PhD)
Médico acupunturista
Campinas
Sim. Porém não existe um medicamento milagroso. Pacientes com enxaqueca que não respondem ao tratamento com analgésicos devem ser melhor avaliados. Há várias possibilidades para essa "não resposta". Uma delas é que o tratamento da crise esteja inadequado. Há vários esquemas para o tratamento das crises de enxaqueca. Todos eles devem incluir remédios específicos para as crises de enxaqueca, os triptanos. Quando o uso de analgésicos se dá por mais de 10 dias ao mês, nós consideramos que o paciente faz o uso abusivo desses medicamentos. Esse paciente tem uma "dependência dos analgésicos". Essa pessoa tem seu sistema interno de controle da dor alterado pelo uso crônico dos analgésicos. Isso favorece não só a perpetuação da enxaqueca que fica mais frequente ou diária, como também pode piorar outros tipos de dores como a fibromialgia. Nesses casos, a abordagem terapêutica deve necessariamente incluir: muita orientação ao paciente + técnicas de eletroneuromodulação + medicamentos específicos.
 Ana Helena Moreira
Psicólogo
Fortaleza
Medicamento não faz milagres e quando ingerido por longo prazo causa outros problemas. Portanto, deve-se buscar e tratar a causa da enxaqueca e da fibromialgia e não apenas a dor. Um neurologista deve ser consultado para se tentar detectar causas fisiológicas. Muitas vezes enxaquecas e fibromialgia são doenças psicossomáticas e as causas devem ser buscadas nos hábitos diários, como alimentação, quanto estresse a pessoa é submetida ou se submete, qualidade do sono, se existe momentos de relaxamento, se a pessoa faz algum tipo de exercício físico, etc. Muitas vezes, quando a pessoa se conscientiza de como é árduo seu dia-a-dia e começa incluir momentos de descanso e laser esses sintomas diminuem. Não é fácil essa conscientização e uma mudança na rotina diária. Um bom terapeuta pode ajudar neste ponto.
Minha recomendação é a de procurar um médico neurologista de sua confiança para elucidação diagnóstica e escolha da melhor opção de tratamento.

Nos casos de enxaqueca crônica está indicado tratamento com toxina botulínica.

Especialistas

Ricardo Dih Ribeiro

Ricardo Dih Ribeiro

Psicanalista, Terapeuta complementar

Sorocaba

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Fabrício Dias Assis

Fabrício Dias Assis

Especialista em dor

Campinas

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Paulo Faro

Paulo Faro

Neurologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 389 perguntas sobre Enxaqueca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.