Existe forma de tratar enxaqueca crônica diária que há anos não responde a analgésicos e Fibromialgia
5
respostas
Existe forma de tratar enxaqueca crônica diária que há anos não responde a analgésicos e Fibromialgia simultaneamente?
Sim. Avaliar doenças associadas e distúrbios do sono, além do condicionamento a novos hábitos alimentares e comportamentais relacionados aos problemas do dia-a-dia. A história, exames clínicos e laboratoriais auxiliam na opção terapêutica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Inclusive existem medicações que aliviam tanto a enxaqueca quanto a fibromialgia, são os chamados neuromoduladores. Não deixe de consultar um neurologista de sua confiança.
Sim. Porém não existe um medicamento milagroso. Pacientes com enxaqueca que não respondem ao tratamento com analgésicos devem ser melhor avaliados. Há várias possibilidades para essa "não resposta". Uma delas é que o tratamento da crise esteja inadequado. Há vários esquemas para o tratamento das crises de enxaqueca. Todos eles devem incluir remédios específicos para as crises de enxaqueca, os triptanos. Quando o uso de analgésicos se dá por mais de 10 dias ao mês, nós consideramos que o paciente faz o uso abusivo desses medicamentos. Esse paciente tem uma "dependência dos analgésicos". Essa pessoa tem seu sistema interno de controle da dor alterado pelo uso crônico dos analgésicos. Isso favorece não só a perpetuação da enxaqueca que fica mais frequente ou diária, como também pode piorar outros tipos de dores como a fibromialgia. Nesses casos, a abordagem terapêutica deve necessariamente incluir: muita orientação ao paciente + técnicas de eletroneuromodulação + medicamentos específicos.
Medicamento não faz milagres e quando ingerido por longo prazo causa outros problemas. Portanto, deve-se buscar e tratar a causa da enxaqueca e da fibromialgia e não apenas a dor. Um neurologista deve ser consultado para se tentar detectar causas fisiológicas. Muitas vezes enxaquecas e fibromialgia são doenças psicossomáticas e as causas devem ser buscadas nos hábitos diários, como alimentação, quanto estresse a pessoa é submetida ou se submete, qualidade do sono, se existe momentos de relaxamento, se a pessoa faz algum tipo de exercício físico, etc. Muitas vezes, quando a pessoa se conscientiza de como é árduo seu dia-a-dia e começa incluir momentos de descanso e laser esses sintomas diminuem. Não é fácil essa conscientização e uma mudança na rotina diária. Um bom terapeuta pode ajudar neste ponto.
Minha recomendação é a de procurar um médico neurologista de sua confiança para elucidação diagnóstica e escolha da melhor opção de tratamento.
Nos casos de enxaqueca crônica está indicado tratamento com toxina botulínica.
Nos casos de enxaqueca crônica está indicado tratamento com toxina botulínica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, meu medico prescreveu amitriptilina para tratamento da enxaqueca, porém nas crises preciso tomar sumax. Gostaria de saber qual o intervalo para tomar um e outro nos dias de crises. Obrigada!
- É possível ter Enxaqueca vestibular sem tontura, mas com zumbido? O zumbido pode ser da aura da enxaqueca?
- Eu tomo anticoncepcional trimestral (o contracept)faz mal?porque sofro de enxaqueca a alguns anos
- O neurologista me receitou 1 cp por dia de Propanolol, 40 mg, como remédio preventivo de enxaqueca. Gostaria de saber depois de quanto tempo ele começa a surtir efeitos profiláticos ( dias,semanas?)
- Recentemente to tendo enxaqueca e fui no hospital, lá a médica me passou o remédio Sumax 25g, fui ler a bula dele e to meio preocupada em tomar por que tenho crise de ansiedade e sinto câimbras nas pernas. Posso tomar o remédio?
- Faço tratamento para ansiedade com amitriptilina porém tenho enxaqueca e o neurologista me receitou Tipiramato 25mg. Tem algum problema ou reação tomar os dois remédios controlados?
- Boa noite! Estou tomando Topiramato para enxaqueca mas como vinha sentindo dor tensional a médica me receitou Naproxeno Sódico para tomar a noite durante cinco dias. Tem algum risco usar estes medicamentos em conjunto? Qual intervalo devo dar entre um e outro? Desde já agradeço!
- Estou com aura há três dias, fui consultado por um oftalmologista que não percebeu nenhuma alteração no olho (esquerdo) e por um neurologista que receitou tratamento com cefalexina e Dexametasona por cinco dias até que o status migranoso melhorasse. É comum a aura durar tanto tempo? Sinto uma leve melhora…
- Boa tarde, tenho um afundamento no meio da cabeça onde sinto uma pressão e muita dor de cabeça nesse local. Muitas vezes não consigo deitar por muito tempo só de um lado, pois o lado da cabeça dói também, como se tivesse pressionando. O que poderia ser?
- Estou tomando Topiramato 25mg a 8 dias, mas sem melhora na dor de de cabeça todos dias, ininterruptas. Durmo e acordo com dor, mais ou menos quantos dias o remédio começa a diminuir a dor?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 389 perguntas sobre Enxaqueca
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.