Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior

Neurologista mais

Campo Grande 1 endereço

Aceita Unimed

Número de registro: CRM/MS 9270 RQE 5144

8 opiniões

Experiência

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (2004-2009). Programa de residência médica em Neurologia Clínica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), bem como exerceu a função de médico-preceptor do Departamento de Neurologia na mesma instituição (2010-2014).
Membro Titular e Título de Especialista pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e Associação Médica Brasileira (AMB), 2015.
Sub-áreas de maior dedicação: Cefaleias, Aplicação de Toxina Botulínica e Distúrbios de Movimento.
mais Sobre mim

Experiência em:

  • Doenças cerebrovasculares
  • Doenças degenerativas e demências
  • Dores de cabeça
  • Tontura, vertigem e desequilíbrio
  • Disturbios do movimento
Mostrar mais detalhes

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

  • Unimed

Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consultório particular

Rua Coronel Cacildo Arantes, 543 - 2º andar, Campo Grande

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Tipos de pacientes aceitos

  • Pacientes particulares (sem convênio)
  • Pacientes com seguro de saúde
Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços

Sem informação sobre serviços e preços

Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços

Artigos

Tratamento clínico para enxaqueca

O tratamento da enxaqueca crônica é feito de duas formas distintas, sendo uma de profilaxia, ou seja, para prevenir ou inibir os episódios de crise, e outra de controle da dor durante a crise já instalada. O tratamento profilático, preventivo, pode ser feito com medicamentos orais, tais como antidepressivos, neuromoduladores e betabloqueadores. A toxina botulínica A é a mais recente novidade para prevenir as crises de enxaqueca crônica. Injetada nas fibras musculares e no tecido subcutâneo de pontos específicos da cabeça, do pescoço e na porção mais alta do tronco, a toxina botulínica interrompe a transmissão do sintoma doloroso pelo sistema nervoso central.


Transtornos Amnésticos

Caracteriza-se pelo comprometimento exclusivo da memória, sem outras alterações cognitivas concomitantes. Pode ocorrer comprometimento da memória de curto prazo e longo prazo, atribuído a uma etiologia orgânica específica. O paciente apresenta-se assintomático em outras áreas da cognição. A forma mais comum é devido à deficiência de tiamina associada à dependência alcóolica. Pode ser devida também a traumatismo craniano, cirurgia, hipóxia, acidente vascular cerebral e encefalites.


Aplicação da toxina botulínica

O uso da toxina botulínica, muito conhecida como Botox, vem sendo atualmente a principal indicação para tratamento das distonias, que são contraturas dolorosas e mantidas de determinado grupo muscular, assim como da espasticidade, que ocorre com freqüência após acidentes vasculares cerebrais, traumatismos raquimedulares e casos de paralisia cerebral. Atualmente, a toxina botulínica é uma substância aprovada pela ANVISA para o tratamento profilático (preventivo) da enxaqueca crônica, com excelentes resultados clínicos. As crises de enxaqueca causam um impacto negativo na qualidade de vida, aumentando o risco de depressão, ansiedade, distúrbios do sono, transtornos respiratórios e obesidade.


Acidente vascular cerebral (AVC)

Caracterizado por um quadro agudo e súbito de déficits neurológicos, tais como fraqueza muscular, perda de sensibilidade, desvio do sorriso, alteração na articulação da fala, dificuldade para falar e/ou compreender palavras, bem como alteração do nível de consciência, desde sonolência até coma. Pode ser ocasionado pela falta de fluxo sanguíneo cerebral (AVC isquêmico) ou por sangramento cerebral (AVC hemorrágico), sendo que neste último caso é frequente a associação com cefaleia e pressão arterial elevada.


Espasticidade Muscular

A espasticidade é uma alteração no tônus muscular (rigidez do músculo). Ocorre em doenças neurológicas que provocam lesão de células do sistema nervoso, responsáveis pelo controle dos movimentos voluntários. As doenças neurológicas mais comuns que levam a espasticidade são: paralisia cerebral, lesão medular, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, acidente vascular cerebral, lesões cerebrais causadas por falta de oxigênio ou traumatismos físicos, hemorragia ou infecção. A espasticidade pode ser dolorosa especialmente se leva a articulação a tomar uma posição anormal ou impede uma série de movimentos realizados por um grupo muscular.


Epilepsia

Epilepsia é um distúrbio comum a várias doenças. Na verdade, é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam determinada condição e indicam que, por algum motivo, um agrupamento de células cerebrais se comporta de maneira hiperexcitável. Isso pode gerar manifestações clínicas, ou seja, crises epiléticas parciais (se os sinais elétricos estão desorganizados em apenas um dos hemisférios cerebrais), ou totais (se essa desorganização ocorrer nos dois hemisférios). Na grande maioria dos casos, as crises desaparecem espontaneamente, mas a tendência é que se repitam de tempos em tempos.

Veja todos os artigos

8 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • K

    Não gostei, o medico não dá atenção não quero só o remedio para dor, quero saber a causa da dor, se fosse só para tomar remedio eu ia na farmácia, fiquei 02 minutos na sala dele, se perguntar a cor do meu cabelo ele não sabe, nem olhou para mim.

     • Local: outro lugar Outro

  • E

    Minha segunda consulta com este doutor, porem desde a primeira consulta não gostei da forma como ele trata o paciente. Hoje tive uma consulta com ele pelo cem, (consultas agendadas somente de 6 em 6 meses), [Editado Doctoralia]. Não recomendo.

     • Local: outro lugar Outro

  • F

    Chegar as 13 para ser atendido apenas 15, passou consulta apenas escrevendo meus relatos no computador e nem relou em mim e ja passou uma prescrição para resolver sintomas e não procurar o acontecido.

     • Local: Hospital Adventista Do Penfigo Unidade Centro Consulta neurologia

  • G

    Foi um ótimo atendimento! Muito atencioso, não mediu esforço para me atender. No outro dia foi ao hospital para me atender. Gostei muito! Atrasou um pouco a consulta mas eu entendo que a rotina de médico é intensa. Parabéns de. Continue dando seu melhor a nossa população de Campo Grande, tão carente de ótimos profissionais como o Sr.

     • Local: Hospital Adventista Do Penfigo Unidade Centro Primeira consulta neurologia

  • A

    Sou extremamente grata ao Dr. Gilmar por toda a atenção para comigo e meus pais. Soube nos dar o diagnóstico de forma rápida e também o melhor tratamento. Além disso, soube nos explicar pacientemente cada pergunta que tínhamos. Médico muito humano!

     • Local: outro lugar Tratamento do AVC (Acidente Vascular Cerebral)

  • P

    Pontos positivos
    Muito Atencioso, esclareceu todas as minhas dúvidas.

     • Tumor Hipófise

    Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior

    Obrigado pela confiança depositada no meu trabalho. Estou sempre em busca de aperfeiçoamento técnico e nunca deixando de lado a humanização do atendimento médico. Att, Dr. Gilmar.


  • I

    Pontos positivos
    Excelente profissional, muito gentil e atencioso, sempre preocupado com o bem estar do paciente e sempre esclarece todas as dúvidas. Minha mãe Georgina está se recuperando super bem devidos aos cuidados do Dr. Gilmar.

    Pontos de melhoria
    Nada a melhorar.

     • Avc hemorrágico

    Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior

    Obrigado pelas palavras gentis. Busco sempre oferecer o melhor cuidado e atenção ao paciente bem como aos familiares.


  • P

    Pontos positivos
    Pontualidade, profissionalismo e competência, além da atenção dada e diagnóstico preciso. Já me sinto muito melhor, obrigada Dr. Gilmar!!

    Pontos de melhoria
    Nada a melhorar! Continue assim!

     • Local: Consultório particular Enxaqueca Com Aura

    Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior

    Muito obrigado pelo feedback, é sempre muito importante para continuarmos a prestar o melhor atendimento ao paciente!


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

249 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

A toxina botulínica Dysport é uma das melhores para o masseter?

Dysport é a toxina botulínica tipo A do laboratório Ipsen, bem como Botox é a toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan.

Não existe uma marca / laboratório específico de toxina botulínica para aplicação no caso de aplicação no músculo Masseter, como nos casos de bruxismo.

Cada médico tem a sua marca de predileção, com a qual trabalha há mais tempo.

Lembrando que apenas nos casos de Migrânea Crônica (Enxaqueca Crônica) é que existe indicação formal na bula de uso de Botox.

Espero ter ajudado! Abraços!

Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior

Pergunta sobre Mielite Transversa

Celulas tronco podem curar as sequelas da mielite?

Estudos experimentais em animais e também em seres humanos (ainda incipiente) têm demonstrado melhora dos déficits neurológicos resultantes de uma mielopatia.

Dr. Gilmar de Oliveira Dornelas Junior
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes