Existe medicamento pra embotamento emocional?

8 respostas
Existe medicamento pra embotamento emocional?
Embotamento emocional é a dificuldade de sentir emoções. Pessoas com emoção embotada sentem tanto menos tristeza quanto menos alegria. Este fenômeno ocorre em alguns casos de depressão, na esquizofrenia e, por vezes, como efeito colateral de medicações, como antipsicóticos e mesmo antidepressivos.

O tratamento do embotamento emocional vai depender de sua origem:

- se for no contexto de uma depressão, o tratamento desta deve geralmente eliminá-lo;

- no caso da esquizofrenia, nem sempre é possível eliminá-lo totalmente, mas os antipsicóticos atípicos, como, por exemplo, a risperidona, a olanzapina, a clozapina, o aripiprazol, a paliperidona, a ziprasidona e a quetiapina costumam ser mais eficazes neste sentido que os clássicos como o haloperidol ou a clorpromazina que podem até piorar o embotamento;

- se o embotamento for resultante da ação de uma medicação, a diminuição da dose ou a troca por outra pode ajudar - antipsicótico típico por atípico ou troca de classe de antidepressivo.

Concordo com os profissionais acima, no entanto, seria interessante procurar apoio psicológico para entender melhor esta queixa. O propósito da terapia é o autoconhecimento, assim como o manejo das frustrações e autoregulação emocional. Pense a respeito.
Olá!!

O embotamento afetivo é um comportamento em que o indivíduo apresenta dificuldades de manifestar qualquer tipo de emoção,muitas vezes ocasionado por algum evento estressor, disparador pra esse bloqueio emocional.
A indicação é procurar ajuda profissional com o psicológo , iniciando a psicoterapia que fará com que o indivíduo reconheça a causa desse bloqueio e a partir daí possa desenvolver e internalizar a importância das suas relações afetivas, favorecendo a comunicação e expressão dos sentimentos.
É importante está em acompanhamento, pois havendo necessidade, o psicólogo fará um encaminhamento também para uma avaliação com o médico psiquiatra ,pois existem medicamentos que são indicados para esse tipo de problema.

Espero ter esclarecido sua dúvida,estou a disposição.

Cuide da sua saúde emocional, faça terapia!
Os medicamentos que agem no Sistema Nervoso Central , assim como qualquer medicamento, causam efeitos colaterais que são confundidos, ou mesmo se parecem , com sintomas de um quadro psicopatológico. A boa psiquiatria não visa eliminar sintomas simplesmente ( apesar de que muitas vezes é isso que se faz).
Para tratarmos de qualquer ser humano, precisamos, antes de mais nada , fazer diagnóstico de doença quando ela existe.
Em primeiro lugar é preciso saber se isso que você chama de “ embotamento emocional” é um sintoma de uma doença grave ( como a esquizofrenia) ou informação equivocada a respeito de um quadro outro qualquer; ou, até mesmo se é simplesmente uma pessoa muito tímida.
Todas estas questões estão em jogo.
O termo "embotamento emocional " é um tanto vago para definir uma patologia específica, e em princípio se beneficiaria de abordagens psicoterápicas. Existem medicações que favorecem a superação do embotamento, mas é preciso verificar em que contexto ele está ocorrendo.
É importante investigar as causas desse embotamento, fazer uma avaliação com Psiquiatra bem como buscar a Psicoterapia que poderá dar elementos para entender possíveis conflitos para além do embotamento.
Acredito que a Psicanalise poderia ajudar bastante no tratamento, podendo apresentar uma evolução positiva ,mas também , dependendo complexidade do estado do paciente devemos pedir para que procure um psiquiatra para um acompanhamento ,podendo o mesmo prescrever medicamentos apropriados para a situação encontrada para sua evolução e melhora.
Existem medicamentos para todo tipo de coisa. Porém, medicamentos psiquiátricos não curam, apenas cortam os sintomas. Num estado inicial, eles podem ser muito valiosos para o tratamento, mas é de suma importância que você realize também um acompanhamento psicológico para identificar a real causa desse embotamento e tratá-lo de maneira adequada.