Existe tratamento para a incontinência fecal ?

4 respostas
Existe tratamento para a incontinência fecal ?
Dr. Ricardo Lourenço
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Bom dia.

Sim. Este é um assunto que as pessoas se sentem desconfortáveis em falar com seu médico, mas esta condição afeta milhões de pessoas. Dentre seus sintomas, temos escapes inesperados de fezes, a necessidade de usar o banheiro diversas vezes ou não perceber o movimento intestinal e não conseguir segurar até chegar ao banheiro, prejudicando em muito a qualidade de vida. Determina-se as possíveis causas, como lesão pelo parto, idade avançada, Parkinson, Diabetes, Doença Inflamatória Intestinal, Síndrome do Intestino Irritável, dentre outras. Introduzem-se técnicas comportamentais e uso de medicações. Caso não surtam o efeito desejado, existe a Neuromodulação Sacral, onde coloca-se um eletrodo na região sacral conectado a uma espécie de marca-passo deixado sob a pele. Esta nova técnica consegue trazer ótimos resultados para pacientes selecionados, melhorando em muito sua qualidade de vida. Existe também opções cirúrgicas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Bianca Fernandes Herbe
Fisioterapeuta, Sexólogo
Feira de Santana
Sim, e a fisioterapia uroginecológica (pélvica) é um deles! Procure o fisioterapeuta especialista mais próximo de você e tire suas dúvidas.
Dra. Juliani Bittencourt
Fisioterapeuta
Cabo Frio
Hoje para a incontinência fecal, dependendo do grau que for, a fisioterapia Uroginecológica pode resolver. Porém, é necessário fazer todos os exames com um médico especialista é um fisioterapeuta especialista em Uroginecologia. Eu já presenciei vários resultados positivos.
Existem diversas formas de tratamento para incontinência fecal, cirúrgicas ou não. Primeiramente é importante identificar a causa, pois pode ser secundária a outra doença. A fisioterapia ou biofeedback é uma das opções de tratamento não cirúrgico, assim como dieta adequada e medicações. Alguns casos podem necessitar cirurgia. E existem diversas opções, dependendo da causa e do grau de incontinência. A neuroestimulação sacral é uma das opções cirúrgicas. A incontinência fecal é uma doença de difícil tratamento, que afeta muito a qualidade de vida do paciente, e por isso deve ser acompanhada pelo médico Coloproctologista. À disposição.

Especialistas

Marcelo Tonus

Marcelo Tonus

Cirurgião geral

São José dos Campos

Nayara Campos

Nayara Campos

Fisioterapeuta

Londrina

Laís Sanches Jerônimo

Laís Sanches Jerônimo

Fisioterapeuta

Pindamonhangaba

Bruna Biazi

Bruna Biazi

Coloproctologista

Erechim

Gabriela Santos

Gabriela Santos

Fisioterapeuta

Botucatu

Suellen Fernandes Rodrigues

Suellen Fernandes Rodrigues

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Incontinência fecal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.