Existe tratamento para progressão da escavação do nervo ?
Quando falamos da progressão da escavação, estamos nos referindo a alteração anatômica do glaucoma. Diminuir a progressão da escavação do nervo óptico é, a grosso modo, o principal objetivo do tratamento de glaucoma. Existe tratamento sim, a questão é que a progressão, mesmo que lenta, ela sempre ocorre. O tratamento é eficaz quando essa progressão é lenta o suficiente para que não represente uma perda visual importante de futuro para o paciente em questão. Mas isso tudo depende, e muito, de qual é o estágio evolutivo do paciente.
Por isso que o paciente com glaucoma tem que fazer numerosos exames, quando há a suspeita de glaucoma, e mesmo após a confirmação da doença.
Lembrando o que foi dito no início, que o principal é diminuir a progressão da escavação, fica fácil entender porque mesmo quando a pressão dos olhos está dentro do normal, o oftalmologista pede regularmente exames, medindo assim de forma mais precisa e segura se está havendo uma progressão.

Quando há progressão da escavação do nervo óptico, como citado, estamos falabdo da progressão do glaucoma com perda do campo visual. O tratamento é o próprio tratamento do glaucoma que vai desde o Uso de colirios a procedinentos cirùrgicos variados que trouxeram grande melhoria Na qualidade de vida dos pacientes

Especialistas em Glaucoma

Rochelli Scalco

Rochelli Scalco

Oftalmologista

Curitiba

Yoitiro Mori

Yoitiro Mori

Dermatologista, Oftalmologista, Otorrino

São Paulo

Guilherme Yoshiyasu

Guilherme Yoshiyasu

Oftalmologista

Presidente Prudente

Celso Inacio dos Santos

Celso Inacio dos Santos

Oftalmologista

Luziânia

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Oftalmologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 376 perguntas sobre Glaucoma

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.