Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?

3 respostas
Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?
Existem vários tipos de soluções que podem ser utilizadas. Como os colegas salientaram, o tratamento cirúrgico existe, mas é controverso e pouco difundido na prática. É fundamental também auxílio psicológico nesses casos. Observa-se, com frequência, fator emocional associado nos casos de síndrome do nariz vazio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe sim. A primeira opção é o tratamento clínico com ligações Salinas. Em caso de falha opta-se pelo tratamento cirúrgico, um pouco mais complexo.
O tratamento inicial consiste em irrigações nasais com alguns tipos de soluções para melhorar o mecanismo de auto-limpeza do nariz, que está muito prejudicado nessa doença (clearance mucociliar). Em casos em que a pessoa tem muitos sintomas de formação de crostas pode-se lançar mão de uma cirurgia. Porém, ela é complexa, não é feita usualmente e os resultados são muito variados. Utiliza-se um enxerto posicionado no assoalho do nariz. Há diversas pesquisas atualmente sobre o fluxo de ar no nariz, e sua relação com os cornetos e a mucosa e acredito que em breve teremos técnicas mais eficazes para tratar essa doença.

Especialistas

André Olsen

André Olsen

Cirurgião buco-maxilo-facial

Recife

Agendar uma visita
Aluan Ungierowicz

Aluan Ungierowicz

Otorrino

Rio de Janeiro

Milena de Almeida Torres Campanholo

Milena de Almeida Torres Campanholo

Otorrino, Médico do sono

Santo André

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Rinoplastia Reparadora (não Estética)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.