Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?

3 respostas
Existe tratamento para síndrome do nariz vazio?
Existem vários tipos de soluções que podem ser utilizadas. Como os colegas salientaram, o tratamento cirúrgico existe, mas é controverso e pouco difundido na prática. É fundamental também auxílio psicológico nesses casos. Observa-se, com frequência, fator emocional associado nos casos de síndrome do nariz vazio.

Existe sim. A primeira opção é o tratamento clínico com ligações Salinas. Em caso de falha opta-se pelo tratamento cirúrgico, um pouco mais complexo.
O tratamento inicial consiste em irrigações nasais com alguns tipos de soluções para melhorar o mecanismo de auto-limpeza do nariz, que está muito prejudicado nessa doença (clearance mucociliar). Em casos em que a pessoa tem muitos sintomas de formação de crostas pode-se lançar mão de uma cirurgia. Porém, ela é complexa, não é feita usualmente e os resultados são muito variados. Utiliza-se um enxerto posicionado no assoalho do nariz. Há diversas pesquisas atualmente sobre o fluxo de ar no nariz, e sua relação com os cornetos e a mucosa e acredito que em breve teremos técnicas mais eficazes para tratar essa doença.