Existem grupos musculares que precisam ser alongados muito mais que outros?

17 respostas
Existem grupos musculares que precisam ser alongados muito mais que outros?
Depende muito de seu objetivo - mas em um contexto geral não

Boa noite! Vai depender do objetivo, da necessidade e daquilo que esteja tratando.
Geralmente não ! Salvo raras exceções. Depende do objetivo e do motivo. Alinhamento não previne lesões por exemplo, pelo menos não em situações convencionais .
Olá! Depende do contexto. Por exemplo: se vc é um maratonista, eu indicaria um alongamento global de seu corpo. Quanto mais você exige de seu corpo em uma atividade esportiva, por exemplo, maior deve ser sua atenção para o alongamento desses grupos musculares envolvidos.
Concordo plenamente com os colegas!
O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.

Mas, mesmo assim, muitas pessoas acabam por não fazer os alongamentos na frequência e na forma que deveriam, o que pode acarretar problemas maiores no futuro.
Olá! Procure por um fisioterapeuta! Que trabalhe de uma forma global! Após uma criteriosa avaliação você terá os músculos a serem alongados!
O alongamento deve ser utilizado com o objetivo de manter ou ganhar amplitude de movimento quando o motivo dela estar restrita é o encurtamento muscular. Ou seja, o alongamento é necessário apenas quando houver um encurtamento. Espero ter ajudado.
Olá, isso irá depender do por que alongar, quando alongar, em que momento e situação.
Em geral não. Porém, devido à características posturais, de tuas demandas esportivas, laborais, entre outras, acaba que pode ocorrer de alguns músculos sim necessitarem serem mais alongados que outros. Assim como há também músculos mais suscetíveis ao encurtamento e ao tensionamento. Qualquer coisa estou à disposição para mais dúvidas.

Atenciosamente, Vítor Ferreira.
Ola....O alongamento é para todas as pessoas a fim de minimizar os efeitos do encurtamento. A necessidade de quais músculos ser alongados depende da sua necessidade laboral ou atividade física. Procure um fisioterapeuta para uma avaliação pois este tem conhecimento amplo com relação aos músculos do corpo humano desde sua origem e inserção até sua ação. Espero ter ajudado
Alongamento são para todas as faixas etárias e com objetivo específico para cada patologia. Sugiro que vc antes de acordar possa fazer um alongamento na própria cama a fim de começar o dia da melhor maneira possível. Alongamento global é muito bom. Alongamento para casos específicos , procure seu fisioterapeuta e com certeza ele é o profissional capacitado em lhe ajudar.
Abraços
A fibra muscular possui contratilidade e elasticidade e o músculo ou grupamento muscular deve realizar o tempo de alongamento proporcional ao uso por ele solicitado. Um exemplo o indivíduo corre 1h e faz 5min de alongamento da musc. Posterior de COXA logo está faltando tempo pra q haja um maior aporte sanguíneo na região logo qd tem muito uso terá q alongar mais tempo...simples
Olá, irá depender do propósito de seu alongamento. Se você gostaria de alongar por apresentar uma restrição no movimento e assim ganhar mais amplitude para ele, poderia ser feito de maneira local (para o membro) e consequentemente global (para todo o corpo), mas se por ventura apresente uma patologia envolvida por exemplo um caso de escoliose, o alongamento seria direcionado de maneira diferente, devido a patologia.
Alongamentos tem intuito de melhorar a amplitude de movimento, evitando a instalação de rigidez articular.
Olá! Tudo bem? Depende de cada indivíduo. Por exemplo: o que é bom para um maratonista pode não ser bom para um lutador de boxe. Entendeu? Estou a disposição. Abraço.
Em geral não, até porque só o alongamento não previne lesões. Mas, existem situações em que atletas de alto rendimento precisam ter mais flexibilidade muscular e tem musculaturas que precisam ser mais alongados que outras.
Olá! O que devemos observar é que cada paciente possui uma individualidade, então sim! Um exemplo: Pacientes que trabalham muito tempo sentados, tendem a ter encurtamento do isqueotibiais (posterior de coxa) necessitando de alongamentos a mais desta musculatura!
Se tiver algum objetivo específico, pode ser beneficiado sim com alongamentos mais específicos, mas no geral, não tem necessidade.