Existem inter-relações entre Disautonomia (não-familiar), Disfunção Mitocondrial, MTHFR polimorfismo

1 respostas
Existem inter-relações entre Disautonomia (não-familiar), Disfunção Mitocondrial, MTHFR polimorfismo em homozigose, alcalose mista compensada ? Ou são condições totalmente separadas ? E qual/quais especialistas devo consultar?
Estas alterações, citadas anteriormente, podem estar associadas umas às outras, como causa ou consequência, podendo levar a sintomas em múltiplos sistemas, podendo ser causa de comparecimento do paciente em consultórios de vários especialistas, além de estar presente a nível, ambulatorial, hospitalar e UTI! As disautonomias podem surgir isoladamente ou associadas a outras patologias. Dentre as doenças e condições que podem causar disautonomia estão a doença celíaca, doença de Parkinson, diabetes, sarcoidose, trauma físico, gestação, procedimentos cirúrgicos, malformação de Chiari, amiloidose, carência de vitaminas, entre outras, tendo como sintomas, tudo o que afeta o sistema nervoso autônomo, como déficit de controle de temperatura, disestesias, hipotenção postural, falta de controle adequado da respiração etc.
Quando pensamos em disfunção mitocondrial, pensamos em déficit de produção de energia, sendo que os órgãos mais afetados, são os que precisam de mais energia, como cérebro, coração e músculo esquelético; mas pode afetar sistema nervoso central, nervo periférico (que pode levar a sintomas de disautonomia), sistema músculo esquelético (fraqueza, ptose palpebral e oftalmoplegia), oftalmológico, hematopoiético (anemia); endócrino, cardíaco; gastrointestinal e renal, podendo ser causa de acidose láctica e outras alterações metabólicas.
MTHFR polimorfismo em homozigose está associado a um déficit de enzima, que converte homocisteína, em metionina, levando a um acúmulo de homocisteína, o que estaria relacionado a um fator de risco alto de desenvolvimento de doenças aterosclerótica de grandes artérias, como as coronárias, predispondo a infartos; cerebrovasculares, predispondo a AVCs e doenças de pequenos vasos, levando a sintomas que podem ser confundidos com disautonomia. Todas as condições citadas anteriormente podem levar, em um maior ou menor grau, a distúrbios metabólicos, pois podem afetar o funcionamento do rim, do intestino e pulmão, levando a alcaloses e acidoses mistas.
Estas condições citadas anteriormente são mais raras e, por isto mesmo, menos estudas, não tendo um consenso absoluto, entre estudiosos. Por serem mais raras, podem levar mais tempo para serem identificadas e tratadas. Por poderem afetar múltiplos sistemas, o médico tem que ter uma visão mais holística do paciente pera vê-lo como um todo, lançando um olhar para todos seus sistemas físicos, psíquicos e emocionais (uma ansiedade pode causar alcalose respiratória). Diante disto é difícil falar para qual especialista, vc teria que ir. O ideal é procurar um perfil de médico, que vai ter uma visão mais ampla do funcionamento do corpo, seja curioso, tenha empatia, capacidade de raciocínio médico; que esteja disposto a buscar todas as formas para ajudar o paciente; que não tenha a pretensão de saber tudo, mas a consciência, que o conhecimento está disponível, para quem quiser, através dos avanços tecnológicos e avanço na capacidade de conectar-se com o mundo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Marcelo Houat de Brito

Marcelo Houat de Brito

Neurologista

São Paulo

Danton Dantas

Danton Dantas

Neurologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Waldemar De Souza Monteiro

Waldemar De Souza Monteiro

Neurologista, Generalista

Vitória

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Jose Luis Maida Junior

Jose Luis Maida Junior

Neurologista, Neurocirurgião

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Disautonomia Familiar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.